domingo, 23 de agosto de 2009

Os desenhos animados nestes 28 anos do SBT

Na semana passada o SBT completou 28 anos. Desde sua criação, a emissora exibe os mais variados desenhos animados, dos clássicos aos sucessos atuais. Por muito tempo, o "Pica-Pau" (Woody Woodpecker) – criado em 1940 por Walter Lantz – foi o carro-chefe da emissora, ao lado do "Pernalonga" (Bugs Bunny) – de 1938 – e "Tom e Jerry" – também dos anos 40.

Foi na década de 80 que vieram grandes sucessos da animação. O "Duck Tales" (atualmente exibido pela Globo) que mostrava as aventuras de Tio Patinhas, seus sobrinhos e do capitão Boeing teve pre-estreia no "Programa Silvio Santos" e um tema nacional na voz de Luis Ricardo.

A história do ursinho que trabalhava num circo, perdia mãe e sofria um acidente com o trem, na companhia do pai, indo parar num bosque conquistou muitos fãs. Assim era "Kissyfur".

Falando em trem, como não lembrar de "Nossa Turma" (Get Along Gang), que trazia 6 diferentes animais vivendo dentro de um vagão. Eles eram: o alce Montgomery (o líder), a cadela Dotty, o gato Zipper, a ovelha Vilma, o castor Bingo e a ursa Marcy, sem contar o Sr. Hoofnagel, o bode dono de uma sorveteria e os rivais da turma: o crocodilo Catchum e o lagarto Leni.

Baseada na obra de Antoine de Saint-Exupéry, "O Pequeno Príncipe" apresentava as viagens do garotinho pela Terra e sua missão de resolver alguns problemas. Em seu pequeno planeta, o B-612, o pequeno viajante contava com a companhia de uma complicada flor-mulher.

Os irmãos Beto e Bela escondiam um segredo: eram donos de vários "Popples", uma espécie de ursinhos que se transformavam em sacos e tiravam uma infinidade de objetos de dentro dessa sacola. Os Popples tinham nomes começados pela letra P, como PC, Premiada, Paçoca e Pingo.

O mundo da velocidade entrou em cena com "Pole Position" e seus, na época, modernos computadores falantes, Wheels e Rodão, guiados pelos irmãos Dan e Tess.

Outros desenhos também fizeram sucesso como "Honey Honey" (uma animação japonesa protagonizada pela menina Favos de Mel que vê sua vida mudar quando Lili, a gata de estimação, engole um anel de brilhantes, fazendo-a ter que fugir pelo mundo para salvar a bichana)

"Os Defendores da Terra" (com os heróis Flash Gordon, Mandrake, Fantasma "O Espírito que Anda", Lotar e seus filhos), "Super Mouse", "Os Fantasmas" (onde um trio de amigos – Eddie, Jake e o macaco Tracy – enfrentava o Líder Mau e seus fantasmas atrapalhados como Presunto e Cabeça Oca) e "Jem" (que introduziu o padrão MTV de clips): desenho que mostrava como a adolescente Jessica se transformava num holograma através de brincos mágicos e virava uma cantora teen, ao lado de amigas de orfanato. O lado mau era representado pelas Desajustadas. Tanto elas como as meninas da turma de Jem tinham madeixas de cores anormais, como verde, roxo, lilás, azul e vermelho), entre outros.

A lista ainda é completa por "Muppets Babies" (retratando a infância dos personagens criados por Jim Henson, como o sapo Caco, Miss Pig, Fozzy, Gonzo e Animal, "Cavalo de Fogo" (com a princesa Sara que na companhia do quadrúpede conseguia parar num mundo mágico e enfrentar Diabolyn, irmã de sua mãe), "Gato Félix" e sua inseparável sacolinha mágica, "Pantera Cor-de-Rosa", "Popeye" e "Snoopy", além de "Dennis, o Pimentinha" – com o travesso menininho loiro atazanando a vida do vizinho, o Sr.Wilson.

Já na década de 90, vários desenhos foram estreados, principalmente após a parceria com a Disney. Alguns deles, ficaram pouco tempo no ar e outros já haviam sido exibidos em outras emissoras. Nesses dois casos estão "Loopy Lebo" (um lobo bom), "Lippy e Hardy Ha-ha" (o leão que tentava se dar bem e a hiena pessimista "Oh dia, Oh azar" ao extremo, dublada por Lima Duarte), "Wally Gator" (o jacaré camarada que vivia num Zoo), "Tartaruga Touché" (e o fiel escudeiro cão Dundum), "A Formiga Atômica" (triônica), "A Família Buscapé", "A Princesa dos Cabelos Mágicos", "Família Adams" (duas versões, uma mais antiga e a outra, moderna), "Família Silvestre" (onde uma abertura num tronco de árvore dava caminho para um outro mundo), "Timão & Pumba" (Hakuna Matata), "A Turma do Pateta" e "101 Dálmatas".

Também vieram "Doug" (anteriormente exibido pela TV Cultura), "TV Quack Pack", "Ana Pimentinha", "A Hora do Recreio" e "Marsupilami".

Outro sucesso da época foi "O Fantástico Mundo de Bobby", desenho que contava com a participação do humorista Howie Mandel, que se transformava no pai do protagonista, Howie Generic, e mostrava a fértil imaginação de um garotinho de 4 anos, ao lado dos pais, dos irmãos e do bonachão tio Ted.

A emissora trouxe ainda "Zé Colméia" (Yogi Bear), "Os Ursinhos Carinhosos", "Tutubarão", "Riquinho Rico", "Scooby Doo" e "Os Flintstones", só para citar alguns.

Na atual década, com a mudança de comportamento dos 'baixinhos', o SBT passou a apostar em animes japoneses como "Street Fighter Victory", o ninja "Naruto" e desenhos como "Ben 10", "As Meninas Super Poderosas" (Powerpuffy Girls, original e a nipônica Z), "Liga da Justiça", "X-Men Evolution", "Projeto Zeta", "Os Jovens Titãs" (Teen Titans", "Chaves", "Andy e Seu Esquilo", "Coragem, o Cão Covarde", "Du, Dudu e Edu" e outros, deixando, dessa forma, de lado, os desenhos mais ternos e puros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário