quinta-feira, 28 de maio de 2009

A nova "onda" do Google

Google Wave mistura e-mail, edição de textos e mensagens instantâneas em um só produto, onde todos tem voz

Em desenvolvimento há dois anos e fruto de um projeto dos engenheiros Lars e Jens Rasmussen, da filial australiana do Google, o Google Wave é uma espécie de mistura de e-mail, mensagens instantâneas e edição colaborativa de documentos, com uma pitada de multimídia jogada na mistura. É uma nova forma de criar, compartilhar e distribuir conteúdo.

Funciona mais ou menos assim: um usuário cria uma "onda", e adiciona a ela seus amigos. Todos podem inserir na onda textos, gráficos, fotos, vídeos ou feeds de informação vindos de outros sites da internet, agregando novas informações ou respostas a qualquer ponto.

À medida que informações vão se acumulando e amigos de amigos entram na conversa, cria-se uma "onda" de conteúdo, daí o nome. É possível ver o que as outras pessoas estão fazendo em tempo real, ou "rebobinar" a onda para ver quando algo foi modificado.

Segundo o Google, este ambiente "sem barreiras" torna o Wave adequado para uma variedade de funções, desde como sistema para troca de rápidas mensagens entre amigos a uma plataforma para produção de conteúdo de forma colaborativa. As possibilidades são tantas que própria empresa pergunta ao público: "O que mais dá para fazer com isso?"

O Google Wave, na verdade, não é uma entidade única, mas três componentes separados: o produto, onde os usuários criarão suas ondas e compartilharão informações, a plataforma, que permitirá que as "ondas" sejam embutidas em outros serviços web, ou usadas como base para novos projetos, e o protocolo de comunicação usado no compartilhamento e armazenamento dos dados das ondas.

O código-fonte por trás de tudo isso, segundo o Google, será disponibilizado sob uma licença Open Source, e a documentação das APIs (interfaces de programação) já está disponível no repositório de código do Google, em http://code.google.com/apis/wave.

Ainda não há uma data para o lançamento do Google Wave para o público. Por enquanto, a empresa pretende continuar trabalhando o sistema por mais alguns meses, e convida desenvolvedores a experimentar a tecnologia. Usuários podem preencher um formulário no site oficial do programa, para serem avisados quando o produto estiver disponível.

Skyfire 1.0, a experiência de um browser desktop no seu smartphone

O browser Skyfire chega a versão 1.0 com uma interface de usuário melhorada, com atenção especial na navegação, rolagem e zoom, pontos essenciais para o sucesso de um browser mobile. A busca no Google também ficou mais eficiente, e agora mostra vídeos e notícias, além de resultados personalizados pela sua localização.

Todos os sites que você visita no Skyfire são acessados na verdade por um computador em uma locação remota, assim o browser pode rodar as versões mais recentes do Flash e Silverlight, entre muitos outros plugins. Todo o conteúdo é processado no servidor que otimiza e reformata imagens e vídeos antes de enviar o site para o seu celular, e isto torna o Skyfire um browser bem rápido.

Você pode ver vídeos do YouTube ou Hulu (infelizmente não no Brasil) no Skyfire, e também acesssar qualquer site feito em Flash, Ajax ou JavaScript, ao contrário do que acontece com os usuários do Safari no iPhone e do Chrome Lite no Android.

O Skyfire também tem o seu lado social, mostrado na integração com o Facebook e Twitter, que você pode acessar com um clique na sua página inicial. Você também pode adicionar nesta página o feed dos seus sites favoritos como o MeioBit, por exemplo.

Se você tem um celular com Symbian ou Windows Mobile 5 ou 6, pode fazer o download do Skyfire 1.0 no get.skyfire.com. A versão para Blackberry ainda está em beta fechado, mas deve ser liberada em breve.

Fonte: Information Week e Ubergizmo.

Zune HD

Finalmente, depois de muita especulação sobre um possível novo Zune (que passou por "Zune Phone" e do videogame portátil "ZuneX"), a Microsoft anunciou o lançamento de um novo Zune. mas não será nem telefone, nem videogame portátil (ao menos em sua função principal). Continua como mp3 player e agora com o nome de Zune HD.


imagem: divulgação

As configurações do dispositivo são ótimas: tela de 3,6 polegadas (16:9, 480 x 272) full touchscreen, Wi-Fi, rádio FM HD (aqui no Brasil só funciona a rádio normal, o formato HD ainda não foi adotado), navegador web, suporte de vídeos em alta definição (720p) e saída HDMI para rodar vídeo.

O Zune HD vai poder se conectar ao Xbox Live para baixar conteúdos, aplicativos e, muito provavelmente, games. Mas isso ainda não foi confirmado. A capacidade deve ser de 16 GB ou 32 GB de memória, conforme disse o Galileu no Consumidor Digital, um dos blogs da Microsoft.

Outra novidade contada pelo Galileu é o uso da plataforma Nvidia Tegra, especialmente desenvolvida para dispositivos móveis - o que dá a capacidade ao Zune de rodar os vídeos em alta definição.

A integração com o Xbox hoje funciona a partir do Wi-Fi dos dois aparelhos. Através do console, é possível acessar as músicas, vídeos e fotos do Zune e executá-los. Em alguns jogos, a integração entre o player e o console permite que as músicas que estão no Zune sirvam de trilha sonora do jogo - uma função muito interessante.

Tadeu Banzato, usuário do Zune Classic, acha que o que o dispositivo precisa para ficar ainda melhor é a integração com Mac. "Eu deixaria de usar o iPod de uma vez por todas", disse. Além disso, ele acredita que o player do Zune no PC deveria poder ser minimizado para a bandeja do sistema, como acontece com o iTunes.

Talvez a Microsoft tenha feito o anúncio para acabar com especulações. Mas ainda há muitas lacunas a serem preenchidas. É preciso esclarecer melhor como vai funcionar a integração com o Xbox Live, confirmar a memória do dispositivo e, claro, o preço! Para saber se o Zune HD será bem sucedido, essa é uma informação essencial. Mas talvez a própria Microsoft ainda não tenha definido isso...

terça-feira, 26 de maio de 2009

Obama em perigo?

O serviço secreto dos Estados Unidos está pedindo US$ 34 milhões para melhorar seu sistema de comunicação. Segundo eles, a vida do presidente Barack Obama pode estar em risco, caso o upgrade não seja feito.

Pelo que diz a agência, o assunto é muito sério: o sistema de comunicação do serviço secreto, inexplicavelmente, não é compatível com o da Casa Branca. O resultado é "um perigoso gap que pode prejudicar o objetivo de proteção 100%".

Além disso, sem o investimento em melhorias, o sistema estaria vulnerável ao ataque de hackers!

Não sei exatamente qual foi o objetivo do porta-voz que fez tais declarações, mas certamente um monte de hackers estão planejando testar as brechas do sistema. E o pessoal do "financeiro" deve estar esperando o problema acontecer pra liberar a verba. É a vida dos gestores de TI, né? Até na agência de segurança nacional dos EUA!

domingo, 24 de maio de 2009

Promissor jogo Heavy Rain tem detalhes e mais imagens divulgadas

Entrevistado pelo Game Trailers, Petro Piasecky, produtor de Heavy Rain, finalmente lançou alguma luz sobre o aguardado game exclusivo de Playstation 3.

"Apesar de parecer um filme, é definitivamente um videogame, mas um diferente de tudo o que você já jogou até hoje - a não ser que você tenha jogado Indigo Prophecy", explicou Piasecky, referindo-se a outro título da empresa em que trabalha, a Quantic Dream, que tem semelhanças com o estilo, focado na história, de Heavy Rain.

"Nosso objetivo em Heavy Rain é colocar você dentro de um filme. Você joga com quatro personagens diferentes que têm sexo, profissões e pontos de vista distintos. O que estamos tentando fazer é colocar você em situações emocionais nas quais você terá que tomar decisões rápidas baseadas em sua moral, ética e sua identificação com o personagem que está vivendo. Para que este jogo funcione você terá que estar emocionamente envolvido para tomar as atitudes corretas em relação ao que você está sentindo", continua o produtor.

O jogo gira em torno de um assassino serial, o "Assassino do Origami", e a trama tem cerca de absurdas 2 mil páginas. A jogabilidade empregará o uso de "quick time events", cenas em que você precisa apertar determinados botões na ordem para agir ou reagir no game. Algumas delas, porém, podem até ser falhadas - dando ao jogador uma nova linha narrativa. Se um personagem morrer, por exemplo, sua linha narrativa será removida. Dois dos personagens são Norman Jayden, um profiler do FBI que emprega alta tecnologia de investigação, e Madison Page, uma jornalista investigativa. As histórias são completamente distintas, mas podem se cruzar em alguns momentos.

Heavy Rain é um suspense psicológico com temas adultos, portanto terá censura alta. O game é exclusivo do Playstation 3 e o lançamento é esperado para o final do ano.