quarta-feira, 3 de março de 2010

Complexo comercial para otakus


Dentro de dois anos, o bairro de Akihabara terá uma concorrente a altura na disputa pelo mercado de mangás e animes. Para se ter uma ideia desse público, apenas no arquipélago, circulam por volta de 480 milhões de quadrinhos japoneses por ano!

O local ficará em um prédio próximo à estação de trem JR Kokura. Ele reunirá lojas de cosplay (fantasias de personagens), mangás e bonecos, entre outros itens, além de um museu de mangá com desenhos originais de artistas.

A cidade de Kitakyushu, situada na província de Fukuoka, onde fiquei 1 ano como bolsista de abril de 1998 a abril de 1999, pretende aumentar o intercâmbio do Japão com seus vizinhos China e Coreia do Sul com a construção de um complexo comercial otaku na região. Ela é conhecida como a principal porta de entrada para os países do continente asiático.

O projeto abrigará um museu do mangá complementado por diversos estabelecimentos comerciais relacionadas a cultura pop japonesa. No acervo ficarão expostos ilustrações originais de mangakás importantes como Hojo Tsukasa (City Hunter) e Reiji Matsumoto (Patrulha Estrelar).

Apesar de sua inauguração ser aguardada para 2012, o planejamento para a construção da obra estava em andamento desde a década de 90. Problemas econômicos obrigaram a prefeitura da cidade a adiar da abertura programada para 2007.