sexta-feira, 24 de abril de 2009

Game Boy comemora 20 anos



Em 21 de abril de 1989, o público japonês conhecia um aparelhinho que logo se tornaria uma febre no mundo inteiro e, posteriormente, no clássico do videogame portátil. Desde então, o Game Boy ganhou várias versões e vendeu mais de 200 milhões de unidades.

A plataforma que emplacou com jogos como Super Mario, Pokémon e Tetris encantou adultos e crianças e deu início a uma revolução nos games – seu concorrente mais acirrado, o Playstation Portable, só foi lançado em 2004.

Vendida na época por 8 mil ienes (ou o equivalente a 80 dólares hoje), prometia 35 horas de jogo com “apenas” quatro pilhas.

Após o estrondoso sucesso, logo vieram as revoluções de sua versão original, que tinha 4 centímetros de espessura, pesava cerca de 300 gramas, tela de cristal líquido monocromática de fundo verde e jogos em preto e branco.

Em 1996 surgiu o Game Boy Pocket, 30% menor que a primeira versão e tela mais definida. No ano seguinte foi a vez do Game Boy Light, um pouco mais espessa que o Pocket, mas com uma luz interna que possibilitava jogar também no escuro. Em 1998, foi lançado o Game Boy Color, com tela colorida. Em 2001, 2003 e 2005, respectivamente, nasceram o inovador Game Boy Advance, o Game Boy Advance SP e o Game Boy Micro. Em 2004, a Nintendo surpreendeu novamente com o lançamento do portátil DS.

Após 20 anos, a plataforma de bolso é utilizada não apenas como entretenimento, mas também para ensinar inglês e japonês nas escolas do Japão. “A Nintendo sempre seguiu a mesma filosofia: entreter a família”, declarou Hirokazu Hamamura, chefe da editora Enterbrain, especializada na indústria de games, à agência de notícias France Presse. “Mas em 20 anos a empresa também ampliou o alcance de seus jogos com títulos educacionais, o que transformou os adultos em jogadores também”.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cobrança por ponto extra de TV a cabo está proibída


Depois de muito tempo entre polêmicas e pressão dos dois lados, a Anatel publicou a decisão que proíbe as operadoras de cobrarem pelo ponto extra de TV por assinatura. A decisão está no Diário Oficial, na Resolução nº 528.

Imagem: rakesh vaghela

Com isso, manteve-se aquilo que estava previsto no regulamento de proteção e defesa dos direitos dos assinantes dos serviços de TV por assinatura, que diz que os pontos extras não devem gerar nenhum ônus ao consumidor.

As operadoras só poderão cobrar pela instalação, ativação e manutenção da rede interna, que inclui ponto principal e pontos extras.

A decisão só aconteceu depois de terem sido feitos muitos adiamentos. No último dia 16, os conselheiros se reuniram novamente para discutir o assunto e fizeram a votação. A suspensão da cobrança ganhou por pouco, três votos a dois, e finalmente foi confirmada.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Final do mundial de Street Fighter IV tem vencedor

O campeonato mundial de Street Fighter IV chegou ao final neste fim de semana em San Francisco, Estados Unidos.
O campeão, mais uma vez, foi o japonês Daigo Umehara, de 27 anos. A partida final foi entre o jogador (controlando Ryu) e Justin Wong (Rufus). O vencedor, conhecido internacionalmente como "The Beast", deu uma verdadeira surra no gorducho Rufus... ele defenderá seu título em julho em Las Vegas. Olhar para Daigo e pensar em seu nome de guerra, A Fera, nos faz amar ainda mais os videogames.