sexta-feira, 3 de julho de 2009

Caça ao tesouro vira brincadeira digital na Veneza WiFi

A brincadeira de caça ao tesouro se tornará um passatempo completamente digital na noite de sexta-feira, com participantes em busca de uma misteriosa varinha dotada de poderes especiais, pelas estreitas pontes e ruas de Veneza.

Descobrindo cantos escondidos e distantes das multidões de turistas, os participantes receberão indicações de percurso e senhas por meio de seus celulares e laptops, para celebrar o salto da venerável Veneza em direção ao futuro -a cobertura completa da cidade por uma rede de computação sem fio.

"10 mil quilômetros de fibras ópticas, muitos hotspots cobrindo todas as bibliotecas públicas... Muitas cidades europeias têm serviços WiFi, mas nenhuma oferece cobertura dessa amplitude", disse o vice-prefeito de Veneza, Michele Vianello, que supervisionou o projeto.

Sob o plano, que oferece acesso em banda larga WiFi gratuito aos moradores, estudantes e empresas instalados na cidade da laguna, turistas e visitantes pagarão cinco euros ao dia pelo serviço.

O Legislativo municipal de Veneza financiou o projeto com uma verba de 10 milhões de euros, e está em busca de capital privado para desenvolvê-lo, disse Vianello.

A conexão WiFi rápida, com velocidade de entre 20 e 100 megabytes, permitirá o desenvolvimento do comércio eletrônico e TV a cabo, o que permitirá remover as feias antenas instaladas na cidade velha. E também deve oferecer vantagem competitiva às empresas locais, de acordo com Vianello.

"E nós poderemos colocar na Web parte da preciosa herança cultural veneziana... Estamos começando a contar a história de outra Veneza", afirmou.

A caça ao tesouro digital via WiFi, que leva o nome de "Whaiwhai", foi concebida para lançar o serviço e se baseia em uma trama criada pelo escritor Alberto Toso Fei.

A LOG607, empresa fundada por Tomas Barazza e Fabio Salvadori, desenvolveu o "Whaiwhai" (http://www.whaiwhai.com/), jogo premiado na Itália por inovar o turismo.

Versões em inglês e italiano do jogo estão disponíveis para jogar em Roma, Florença e Verona, e a LOG607 planeja exportá-lo a Londres, Paris, Beijing, Tóquio, Nova York e San Francisco.
Fonte: Reuters

Google vê retomada do setor de Internet após crise

O Google espera uma recuperação do crescimento da Internet no Brasil no restante de 2009 depois de o setor ter sofrido um impacto da desaceleração da economia no início do ano, afirmou o diretor-geral da empresa no país, Alex Dias.

"Num primeiro momento da crise, houve um pânico geral e a Internet desacelerou seu crescimento", disse o executivo. "O segundo trimestre já marcou um cenário de retomada e a gente está otimista, esperando um crescimento forte agora", acrescentou ele, evitando citar números pois a matriz da empresa está em período de silêncio antes da divulgação de seus resultados.

A companhia anunciou nesta quinta-feira parceria com a Fiat para o lançamento de serviço de mapas Street View no Brasil, disponível em vários mercados desenvolvidos.

O Google tem atualmente 250 funcionários em escritório em São Paulo e centro de pesquisas em Belo Horizonte. O número cresceu cerca de 40 por cento desde o final de 2007, disse Dias.

O executivo afirmou que apesar de a Internet capturar 25 a 30 por cento da audiência do público consumidor de mídia no país, o segmento é destino de apenas 3 por cento dos investimentos de publicidade.

Essa relação deve crescer este ano com ajuda da crise, que força as empresas a "pensarem mais criativamente suas estratégias" de investimentos, afirmou o executivo.

A parceria da empresa com a Fiat no serviço que usa carros equipados com máquinas fotográficas para alimentar mapas de cidades que podem ser visualizados no nível real das ruas é inédita para a companhia no mundo, disse Dias.

O Brasil é o segundo país da América Latina a receber o serviço Street View após o lançamento ocorrido há poucos meses no México. A Fiat cedeu 30 carros e apoio técnico para o projeto, em um acordo de dois anos. Inicialmente, as cidades atendidas pelo serviço no Brasil serão São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Fonte: Reuters

Profissionais buscam capacitação fora da área de atuação, na contramão das especializações

Arte, moda, filosofia, cinema ou gastronomia. Muitos profissionais optam por realizar cursos fora da área de atuação, quer seja para desviar a atenção de assuntos constantes do dia-a-dia, ampliar a visão de mundo ou planejar uma mudança de área no futuro.

Segundo Betty Kövesi, porta-voz da Escola Wilma Kövesi de Cozinha, 70% do público que participa do curso anual de técnicas profissionais de cozinha é composto por pessoas que trabalham fora do ramo da gastronomia. Um deles é Diego Milhomens, formado em Marketing, com emprego na área comercial e passagem em treinamentos de vendas, ele optou por realizar um curso de formação de chef. “Talvez agora eu possa pensar em me especializar em outra área”, conta.

De acordo com especialistas, a busca por outros campos do saber trata-se de uma tendência educacional diferente da extrema especialização que vivemos hoje. Essa atitude pode trazer idéias para novos negócios ou oportunidades de trabalho.

“É preciso olhar para o mundo, para seu destino, e não apenas consultar manuais ou técnicas”, diz Mario Vitor Santos, diretor conselheiro da Casa do Saber, centro de debates e disseminação do conhecimento com cursos livres, palestras e oficinas de estudo nas áreas de artes plásticas, ciências sociais, cinema, filosofia, história, música e psicologia. Segundo ele, só com um conhecimento profundo de cultura geral é possível desenvolver uma vivacidade intelectual sobre o que não foi teorizado, ou seja, pensar autonomamente, desenvolver estratégias únicas.

“É importante notar que cada área do conhecimento tem uma maneira específica de abordar o mundo e isso pode agregar em qualquer profissão”, diz Tomás de Azevedo Marques, coordenador educativo da Escola São Paulo, instituto que oferece cursos nas áreas de artes visuais, design, moda, novas mídias, teatro, entre outras. A procura destes cursos por empresários ou profissionais de atividades diversas também pode ser explicada, segundo ele, pela ausência de ambientes para a convivência intelectual fora de faculdades ou cursos de MBA.

Já para Santos, da Casa do Saber, a busca trata-se de uma experiência prazerosa, sem objetivos imediatamente profissionais, mas relacionada ao que o indivíduo considera importante para ele. Mas será que valeria a pena incluir um curso destes no currículo?

A consultora de planejamento de carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Érika Budeanu, recomenda não deixar em evidência outras atividades que não estejam diretamente relacionadas à profissão, já que no currículo é mais indicado colocar informações técnicas, relacionadas aos objetivos da carreira. “A selecionadora pode achar que você gosta mais do curso de dança do que da sua atividade profissional”, diz.

No entanto, Santos acredita que esse julgamento depende do perfil que o profissional quer transmitir no currículo e da mentalidade de quem comanda a empresa selecionadora. Um curso de teatro, por exemplo, poderia agregar de maneira secundária na formação de um advogado.

“Na dúvida, não coloque cursos fora da área. Deixe para citá-los no momento da entrevista, quando outros interesses surgirem no bate-papo”, sugere a consultora.

Fonte: Rachel Sciré

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Dell desenvolve aparelho de bolso para acesso à Web, diz jornal

Fonte desta matéria: Reuters

A Dell, segunda maior fabricante mundial de computadores, está desenvolvendo um dispositivo de bolso para acesso à Internet, afirma o Wall Street Journal, citando pessoas familiares aos planos da companhia.

O aparelho será equipado com o sistema operacional Android, do Google, de acordo com a reportagem.

Segundo o jornal, duas pessoas que viram os protótipos iniciais descreveram o aparelho como ligeiramente maior que o iPod Touch da Apple, que é similar ao iPhone mas não tem a função de fazer chamadas telefônicas.

Outra pessoa que foi informada sobre os planos da Dell disse ao jornal que a empresa deve começar a vender o aparelho no final deste ano, embora a fonte tenha dito também que o projeto pode ser adiado.

Ao jornal, um porta-voz da Dell recusou-se a comentar a notícia ou planos para um produto de bolso.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Lançamento do novo iPhone no Japão


A nova versão do smartphone da Apple, o iPhone 3GS, já está à venda nas lojas japonesas.

No dia do lançamento, 26 de junho, mais de 200 pessoas formaram fila em frente à loja da operadora Softbank, em Shibuya, em Tóquio, onde o celular é vendido. A empolgação do público parece ser menor com este lançamento, haja vista que no primeiro dia de vendas do iPhone 3G uma fila de mil pessoas foi formada na mesma loja.

O novo aparelho traz um processador duas vezes mais veloz que o antecessor e a câmera, agora com 3 megapixels, possui função básica “cortar, copiar e colar” e filmar.

O celular tem um controle que permite ao usuário falar o nome da pessoa e, dessa forma, discar o número desejado. Além disso, o aparelho vem com bússola digital.

Um aparelho de 16G custará ¥11.520, equivalente a R$ 234, e um de 32G custará ¥23.040, ou R$467.

No Brasil, há previsão de que o iPhone 3GS chegue em agosto.

Duro de matar sci-fi

Surrogates é uma história em quadrinhos de Robert Venditti e Brett Weldele que fala sobre como no futuro não tão distante a humanidade utilizará robôs, os "Surrogates", para interagir socialmente. Na verdade, as máquinas viverão por nós, enquanto estaremos sentados na segurança do lar, conectados a elas via conexão neural.

Nesse mix de Matrix e pesadelo ruim de Isaac Asimov, um crime acontece e uma pessoa acaba morrendo, o primeiro homicídio em 15 anos, desde a chegada dos Surrogates, e cabe a um policial desvendar esse mistério e, basicamente, salvar o mundo.

Com a maior atmosfera "Duro de Matar sci-fi", Surrogates chega aos cinemas mês que vem (previsto inicialmente para o mês de outubro). Para quem estava com saudade de Bruce Willis e algumas explosões, vale a pena conferir nos cinemas!

Transformers 2 é o mais visto também pelos brasileiros

Depois de conquistar o segundo lugar dos filmes que mais arrecadaram em 5 dias nos Estados Unidos, com US$ 201,2 milhões, Transformers 2 também fez bonito nas bilheterias brasileiras, após arrecadar R$ 4,07 milhões e ficar com primeiro lugar neste fim de semana. O filme já acumula R$ 6,1 milhões, já que chegou aos cinemas na última terça-feira (23/6).

Na trama, Shia LaBeouf e Megan Fox voltam ao longa para interpretar Sam Witwicky e Mikaela Banes, respectivamente. Outros atores estão no elenco: Rainn Wilson (Juno), Josh Duhamel, Tyrese Gibson e John Turturro (A Herança de Mr. Deeds), além da desconhecida Isabel Lucas. O roteiro da continuação de Transformers (2007) foi escrito por Roberto Orci e Alex Kurtzman (ambos de A Ilha) em parceria com Ehren Kruger (O Chamado). Michael Bay (A Ilha) assume novamente a direção, já que comandou o filme anterior.

A Mulher Invisível caiu uma posição e ficou com o segundo lugar, com R$ 1,45 milhão. Selton Mello vive Pedro, um jovem romântico que acredita ter encontrado o amor de sua vida. Ela é Amanda (Luana Piovani), uma bela mulher, amiga e dedicada vizinha de Pedro. Brichta dá vida a Carlos, amigo do protagonista que não acredita no amor e tenta de todas as maneiras fazer com que Pedro desista da investida, principalmente pelo fato de ninguém conhecê-la. O motivo disso é simples: Amanda não existe realmente.

Na terceira posição, Jean Charles, com R$ 756 mil. Logo em seguida, no quarto lugar, O Exterminador do Futuro: A Salvação, apos arrecadar R$ 462 mil. Na quinta posição, Minhas Adoráveis ex-Namoradas arrecadou R$ 409 mil.

Confira os dez filmes mais vistos nos cinemas brasileiros no fim de semana:

1º - Transformers 2 (R$ 4,07 milhões)
2º - A Mulher Invisível (R$ 1,45 milhão)
3º - Jean Charles (R$ 756 mil)
4º - O Exterminador do Futuro: A Salvação (R$ 462 mil)
5º - Minhas Adoráveis ex-Namoradas (R$ 409 mil)
6º - Hannah Montana - O Filme (R$ 405 mil)
7º - Uma Noite no Museu 2 (R$ 370 mil)
8º - Anjos e Demônios (R$ 277 mil)
9º - Trama Internacional (R$ 200 mil)
10º - Tinha que Ser Você (R$ 186 mil)

Versão final do Firefox 3.5 está disponível em português



A versão final do Firefox 3.5 já está disponível, e tem versão em português. Mais opções de privacidade e um mecanismo mais rápido para abrir páginas da web são alguns dos destaques. E quem não acompanhou as versões beta e RC vai encontrar muitas novidades, explica o UltraDownloads.

Navegação Privada
Assim como o Internet Explorer e o Chrome, o Firefox 3.5 traz agora um modo de navegação privada. Quando ativado, este recurso evita que qualquer informação das páginas que você visitou sejam armazenadas no computador - a funcionalidade é conhecida também como modo "pornô".

Um complemento interessante é a função "esqueça este site". Se você navegou sem usar o modo privado, mas agora quer apagar tudo sobre um determinado site, o Firefox faz a limpeza para você.

Ordene as suas abas
Agora é possível ordenar as abas do navegador, mantendo os sites similares juntos um do outro ou afastando, de acordo com o seu gosto. A ideia é simples, e muito parecida com o que o Chrome já faz, mas é um recurso que ajuda a organizar os que navegam pesado na web.

Restaure as sessões
O Firefox fechou de repente ou seu computador travou? Bem, antes você já poderia recomeçar de onde parou - mas agora, o Firefox salva até mesmo as palavras que você já digitou no seu e-mail, recuperando tudo como se nada tivesse acontecido. Impecável.

Nos bastidores
E se superficialmente mudaram poucas coisas, nas engrenagens muita coisa foi alterada: ele está muito mais rápido, principalmente para os sites dinâmicos como Gmail, Google Docs ou Zoho Apps.

O Firefox 3.5 também traz suporte a novas tecnologias, como HTML5, incluindo a opção de áudio e video sem precisar do Macromedia Flash ou outro plugin. Para quem quiser experimentar esses novos recursos, o DailyMotion já traz páginas que usam esta nova versão.

Google faz parceria com Fiat para serviço de mapas em SP

Outra matéria cuja fonte é a Agência Reuters

A operação brasileira do Google acertou uma parceria com a Fiat do Brasil para oferta do serviço de mapas "Street View" em São Paulo. O anúncio será feito nesta quinta-feira 2 de julho pelos presidentes de ambas as companhias.

Segundo uma fonte próxima do assunto, a Fiat vai patrocinar o serviço do Google que permite ao internauta ter imagens da cidade no nível das ruas.

Os carros a serem usados pelo Google para a produção das fotografias panorâmicas do serviço em São Paulo serão do modelo Stilo, da montadora italiana, disse a fonte.

O serviço Street View tem levantado questões sobre privacidade das pessoas, uma vez que torna disponível na Web imagens de fachadas e pedestres nas ruas, mas também já ajudou na solução de alguns crimes. O serviço é criticado em alguns países por fornecer imagens de localizações sensíveis, como bases militares.

Em maio, o Google informou que vai refazer todas as fotografias disponibilizadas pelo Street View no Japão usando ângulos de visão menores, depois de reclamações sobre invasão de privacidade.

Na Inglaterra, as câmeras do serviço captaram uma pessoa vomitando na rua em frente a um bar e notícias publicadas pela imprensa local afirmaram que uma mulher pediu divórcio depois que o carro do marido foi fotografado em frente à casa de outra mulher.

Mas na Holanda, este mês, 2 ladrões foram presos depois que um adolescente vítima de roubo os identificou. Eles foram fotografados por um veículo do serviço do Google no momento em que roubavam o jovem.

A entrada em operação do Street View em São Paulo acontece depois que o Google melhorou a resolução das imagens da capital paulista disponíveis em seu serviço de mapas Google Maps.

Aumentam casos de cibercrime no Facebook

Fonte dessa matéria: Reuters

O cibercrime está se propagado rapidamente pelo Facebook, uma vez que fraudadores buscam usuários que pensam que a MAIOR rede social do mundo é um lugar seguro na Internet para serem suas vítimas.

Lisa Severens, uma administradora de testes clínicos do Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, descobriu isso do pior jeito. Um vírus tomou conta de seu laptop e começou a enviar fotos pornográficas para seus colegas de trabalho.

"Foi humilhante ter que lidar com isso no trabalho", disse Severens. Seu chefe teve que trocar seu computador porque o software malicioso não pôde ser removido.

O cibercrime, que causa a perda de bilhões de dólares todo ano para empresas e indivíduos nos EUA, tem se propagado rapidamente pelo Facebook, uma vez que os esquemas visam e se aproveitam dos ingênuos para atraí-los ao lado negro da rede social, dizem especialistas em segurança.

Enquanto o MySpace, da News Corp, era o lugar mais popular para criminosos na Internet há 2 anos, especialistas afirmam que os hackers agora estão infiltrados no Facebook, que deu um salto em número de usuários, de 120 milhões em dezembro para mais de 200 milhões atualmente.

"O Facebook é a rede social do momento. Os agressores vão aonde vão as pessoas. Sempre", disse Mary Landesman, pesquisadora da ScanSafe, empresa de segurança na Internet.

Os fraudadores entram nas contas fingindo ser amigos dos usuários, enviando mensagens spam que direcionam eles a sites que roubam informações pessoais e espalham vírus. Os hackers tendem a tomar controle do PC infectado para roubo de identidade, spam e outros crimes.

O Facebook administra a segurança do site de sua sede em Palo Alto, no Estado da Califórnia, filtrando a maioria dos spams e software malintencinados direcionados a seus usuários. Isso devia tornar o site mais seguro do que outras partes da Web, mas os criminosos são implacáveis e alguns conseguem passar pelo filtro do Facebook.

O crescimento no número de ataques reflete o enorme crescimento do site. O porta-voz da empresa Simon Axten afirmou, no entanto, que, enquanto o número de usuários aumenta, o percentual de ataques feitos com sucesso continua mais ou menos igual, permanecendo abaixo dos 1 por cento nos últimos cinco anos.

Por outro lado, disse ele, dados do FBI mostram que cerca de 3 por cento dos domicílios nos EUA foram assaltados em 2005.

"Segurança é uma corrida armamentista, e estamos sempre atualizando os sistemas e criando sistemas novos para reagir a novas ameaças mais desenvolvidas", afirmou Axten.

Quando a atividade criminal é detectada em uma conta, o site rapidamente busca por padrões semelhantes em outras contas e ou apaga os e-mails maliciosos ou muda as senhas de contas expostas, disse ele.

O Facebook está contratando um investigador de fraudes e um analista de fraudes, segundo a seção de carreiras do site.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Smartphones e redes sociais beneficiarão publicidade móvel


A publicidade direcionada a celulares deve decolar realmente dentro de 2 ou 3 anos, impulsionada por aplicativos em celulares inteligentes e pela popularidade crescente de redes sociais como o Facebook.

Executivos que participaram do festival publicitário de Cannes, na semana passada, informaram a Reuters que as economias emergentes também são promissoras, ainda que a falta de um padrão mundial de telefonia móvel possa desacelerar o desenvolvimento.

À medida que mais consumidores adotam novas tecnologias e aparelhos como os celulares inteligentes, exemplificados pelo iPhone da Apple, a publicidade em celulares deve crescer em média 45% ao ano e atingir os 28,8 bilhões de dólares em cinco anos, ante o movimento atual de 3,1 bilhões de dólares anuais, de acordo com a Ineum Consulting.

"Lançamos muitas campanhas de telefonia móvel pela primeira vez, nos últimos 3 anos. Pessoas novas chegam a cada semana", disse David Kenny, sócio diretor da VivaKi, divisão digital do grupo publicitário francês Publicis.

Redes sociais como Facebook, que estão se tornando "cada vez mais móveis", e aplicativos para o iPhone serão propulsores cruciais, disse ele.

David Jones, presidente-executivo mundial da Havas Worldwide e da Euro RSCG Worldwide, afirmou que os anunciantes precisavam ser mais criativos para aproveitar plenamente as oportunidades oferecidas pelos celulares.

"Se você é interrompido a cada 2 minutos por publicidade, isso não será algo que muita gente vai desejar. O setor precisa desenvolver maneiras inteligentes e espertas de atrair as pessoas usando celulares", disse.

Scott Howe, vice-presidente do grupo de soluções para anunciantes e editoras da Microsoft, previu que a publicidade em celulares responderá por entre 5 e 10% do movimento total de publicidade mundial dentro de 5 anos.

Mercados emergentes como a América Latina ou a África, nos quais "as pessoas provavelmente terão um aparelho móvel antes de terem um PC conectado", parecem promissores, acrescentou.

Sony estuda fusão do PSP com celular


A Sony está considerando desenvolver um aparelho híbrido entre celular e console portátil de jogos na tentativa de competir melhor com os populares iPod e iPhone, da Apple, publicou o jornal Nikkei neste fim de semana.

O conglomerado japonês de eletrônicos e entretenimento lançou o primeiro Walkman há três décadas, dominando o mercado de dispositivos de música portáteis, mas tem ficado bem atrás das criações da Apple nos últimos anos.

A Sony planeja montar ainda em julho uma equipe para desenvolver um aparelho que combine funções do portátil PSP com celulares da Sony Ericsson, acrescentou a publicação.

Um crescente número de fabricantes de videogames, incluindo a Capcom e a Square Enix Holdings, estão oferecendo jogos para iPod e iPhone, aproveitando a popularidade dos produtos da Apple. A iniciativa representa uma ameaça para o PSP e para o DS, da Nintendo.Um porta-voz da Sony não comentou o assunto.

Logitech MX Air - Versátil, novo mouse funciona


O mouse Logitech MX Air é a evolução do que conhecemos atualmente por mouse, funcionando tanto na sua mesa quanto longe dela, suspenso como um controle remoto multimídia – interagindo com o Windows Media Player e controlando apresentações em PowerPoint – ou apenas controlando a tela à distância. É daí que vem o nome do mouse, que também foi apelidado de Freespace em alusão clara a sua capacidade de não necessitar de um apoio para funcionar.

Observação: Esse produto foi lançado em agosto de 2008 nos Estados Unidos e em janeiro deste ano no Brasil. De qualquer forma, como existe pouco conteúdo em português a respeito dele, e por ainda ser um produto relativamente moderno e atual, resolvi fazer esta postagem no blog.

Hackers descobrem como desbloquear o iPhone 3GS

Menos de duas semanas após lançar uma ferramenta para desbloqueio de iPhones equipados com o iPhone OS 3.0, a iPhone Dev Team (equipe de hackers por trás de várias soluções de desbloqueio para o iPhone e o iPod Touch desde os primeiros modelos) anunciou que descobriu um meio de desbloquear também o iPhone 3GS. A má notícia é que a equipe não pretende lançar o software que possibilita tal modificação, pelo menos por enquanto.

A explicação é simples: a Apple vai, inevitavelmente, lançar uma atualização para o iPhone OS 3.0 (a fatídica versão 3.0.1) e os hackers querem evitar que a empresa, de posse de uma cópia do programa de desbloqueio, feche o “buraco” que possibilita que ele funcione.

Por isso, como em uma boa partida de xadrez, preferem esperar o adversário (Apple) fazer seu movimento (lançar o 3.0.1), ver onde ele errou e só então “atacar”. Medida similar foi adotada pela equipe no lançamento do desbloqueio do iPhone OS 3.0, anunciado um dia antes do lançamento do sistema mas só liberado para download alguns dias depois.

Segundo a Dev Team, a espera não deve ser longa, já que a Apple deve lançar a versão 3.0.1 logo para corrigir erros de interface e outras falhas. Enquanto isso, os hackers prometem continuar trabalhando para corrigir alguns bugs em sua ferramenta de desbloqueio.

Vale lembrar que os dois “hacks” citados são duas coisas semelhantes, mas diferentes: o desbloqueio do iPhone OS 3.0 permite usar os antigos iPhone e iPhone 3G atualizados em qualquer operadora, mas não funciona no iPhone 3GS lançado recentemente. O desbloqueio agora proposto para o iPhone 3GS faz a mesma coisa, mas é específico para o novo modelo.

Intel prepara SSDs com arquitetura de 34 nm

SSD (Solid State Drive) é uma tecnologia de armazenamento mais rápida do que o tradicional HDD (Hard Disk Drive). Também são mais compactos e leves, mas são menos confiáveis, ainda têm pouca capacidade e são caros. A Intel quer mudar tudo isso.


Intel SSD X25-M e X18-M foram os primeiros da Intel (imagem: divulgação)

A empresa estaria produzindo SSD usando a arquitetura de 34 nm (nanômetros) NAND. Com essa arquitetura, seriam melhorados diversos aspectos do SSD, como desempenho, capacidade e, por último, mas não menos importante, preços menores.

Os SSDs da Intel teriam tamanhos de 320 GB, 160 GB e 80 GB. Mas a expectativa é que esse tamanho aumente ainda mais. A Intel quer tornar possível substituir completamente os HDDs pelos novos SSDs.

A Intel, segundo relatos, estaria produzindo os SSDs com otimizações específicas para funcionar no Windows 7. Esses novos drives devem chegar em duas, semanas, diz o The Inquirer, o que resultaria em quedas de preços.

Engenheiros criam mecanismo de aprendizado para crianças com dificuldades

Engenheiros de uma faculdade da Índia desenvolveram o "Walking Tutor" ("ensinando a andar", ou algo do tipo, em português), uma espécie de plataforma para crianças que têm dificuldades para andar. A ideia é que as crianças aprendam brincando.

Imagem: Reprodução

A plataforma é eletrônica funciona em quadrados e com microcontroles. A criança pisa em cada "azulejo" e seguindo as luzes. Segundo os engenheiros, assim ela vai andando e não percebe que está superando uma dificuldade. Se você não colocou muita fé, saiba que os caras já ganharam prêmios por isso.