quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ATI anuncia novas placas de video

A AMD anunciou o lançamento de uma nova série de placas de vídeo Radeon 5700, que começarão a ser vendidas em outubro.

São dois modelos da linha 5700. A Juniper XT/LE HD 5770 e 5750 serão vendidas a partir de outubro. A 5870 X2, da série R800, será vendida em novembro.

As novas placas serão lançadas logo depois do lançamento da ATI Radeon HD 5850 e da 5870 no dia 22 de setembro.

A AMD tem placas de vídeo de 40nm em seus modelos top de linha. A Juniper LE Radeon HD 5750 tem codinome Corvette e a Juniper XT Radeon 5770 tem o codinome Contach. Ambas com 1 GB GDDR5 e 128-bits.

Serão feitas também placas de vídeo voltadas à desktop com a marca daATI Mobility Radeon 5000. Os modelos da série HD Mobility 5800 serão as top de linha, a série HD 5700 serão de alto desemepenho, HD 5600 será a padrão e, por fim, a HD 5400 será para o mercado de entrada.

Ainda não foi anunciado o preço desses novos modelos.

Wii pode abaixar o preço

Parece que a Nintendo sentiu o baque da ligeira queda de vendas do Wii. Segundo o Fudzilla, a empresa pode cortar o preço do Wii no final de outubro.


Wii: corte no preçoem outubro?

Desde os cortes nos preços do PS3 e no Xbox 360, as vendas do Wii sofreram uma pequena queda, que deve se acentuar com os modelos mais baratos dos concorrentes chegando a mais lojas.

O corte no preço, porém, não deve ser grande. Especula-se que o preço caia de US$ 20 a US$ 30 dos atuais US$ 249. Uma mudança que não é tão significativa quanto a concorrência, mas ainda não há consenso na Nintendo sobre o valor do corte.

O anúncio deve ser feito pela Nintendo no começo do próximo mês, com o console tendo novo preço a partir do dia 24 de outubro.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Microsoft lança novo Zune para enfrentar o iPod


A Microsoft lançou uma versão mais fina e reformulada de seu player de mídia Zune nesta terça-feira, no mais recente esforço da gigante do software para concorrer com o iPod, da Apple.

O Zune HD, com tela sensível a toques, receptor de rádio e WiFi, tem preço pouco inferior ao do iPod Touch, o produto comparável da Apple, e a expectativa da empresa é capturar mercado diante da aproximação da temporada de festas de fim de ano nos Estados Unidos.

A Microsoft afirma que o aparelho é superior tecnicamente em relação ao iPod, com uma tela OLED e capacidade de transmitir vídeo de alta definição a um televisor. Mas será difícil causar impacto sobre as vendas do iPod, lançado em 2001 e hoje com participação de mais de 70 por cento nesse segmento. O primeiro Zune só chegou ao mercado em 2006.

A Microsoft anunciou o preço dos novos modelos no mês passado, com a versão preta de 16 gigabytes oferecida por 219,99 dólares e a versão platina, de 32 gigabytes, a 289,99 dólares. Versões personalizadas em vermelho, azul e verde também estão disponíveis.

Na época, o preço era bem inferior aos 399 dólares que a Apple cobrava pelo iPod Touch de 32 gigabytes, mas uma versão atualizada do modelo foi lançada posteriormente com preço de 299 dólares. A Apple também oferece agora um iPod Touch de 64 gigabytes, e uma câmera de vídeo no modelo iPod Nano.

Não existem planos para oferecer um Zune com câmera, disse Brian Seitz, gerente de marketing da Microsoft, na segunda-feira.

Ele também afirmou que a empresa não tem planos de criar um celular Zune para enfrentar o iPhone, apesar dos rumores recorrentes. Mas afirmou que as capacidades do Zune poderiam ser acrescentadas a outras plataformas, entre as quais o Windows Mobile, o que sugere que um celular inteligente com funções semelhantes às do Zune pode ainda surgir.

O aparelho conta com o Zune Marketplace, concorrente da loja iTunes, da Apple, que permite que os usuários ouçam ou baixem música, vídeo e filmes.

O aparelho só tem alguns aplicativos, como o MSN Weather, e videogames, mas a intenção da Microsoft é adicionar programas para redes sociais, como o Twitter e Facebook, em novembro. Ao contrário da Apple, a Microsoft não tem mercado aberto para desenvolvimento de aplicativos, e não cobra por eles.

Fonte: Reuters

Cientistas descobrem que realidade virtual ajuda a aliviar dor


O adolescente Jordan Robinson tem de enfrentar dores desde que uma acrobacia tentada no quintal de sua casa saiu errado, mas o tratamento com realidade virtual propiciou algum alívio para suas dores.

Robinson, 18, e seus amigos, achavam que poderia ser divertido disparar flechas em chamas contra sacos cheios de gasolina instalados no quintal de casa, mas a ideia provou ser muito perigosa e o conduziu ao hospital com queimaduras severas em ambas as pernas.

"Já tinha quebrado ossos, feito todo tipo de coisa, e nunca tinha sentido dor como essa", disse ele à Reuters TV.

Robinson está recebendo morfina, mas também tem acesso a uma ferramenta incomum na maioria dos hospitais, redução da dor por realidade virtual.

Enquanto as enfermeiras manipulam seu corpo cicatrizado e dolorido em sessões de fisioterapia, os pensamentos de Robinson estão bem longe, imersos em um mundo gelado criado em computador por meio de realidade virtual.

Normalmente ele sofreria fortes dores enquanto suas pernas queimadas são forçadas a se estender e dobrar durante a fisioterapia, mas no mundo virtual Robinson está ocupado demais jogando bolas de neve em pinguins e homens de neve, e por isso mal percebe a dor.

"Ajuda bastante. Não esperava que fosse assim tão útil. Jamais fiz algo parecido, mas não esperava que fizesse tanta diferença assim", afirmou ele.

Robinson deve agradecimentos a Hunter Hoffman, o diretor do Virtual Reality Research Centre, na Universidade de Washington, pelo alívio adicional de suas dores. Foi Hoffman que criou o "SnowWorld".

"O que a realidade virtual oferece a eles é um lugar para o qual possam escapar. Quando uma pessoa está sofrendo dores, existe uma tendência natural a querer deixar a sala, ou escapar daquilo que esteja causando essas dores", disse Hoffman, que continua a trabalhar para refinar as técnicas que desenvolveu.

"No caso em questão, precisamos que o corpo fique parado durante as sessões, mas a mente pode escapar para o 'SnowWorld', e a pessoa tem a ilusão de estar vivendo naquele mundo gerado por computador. Isso reduz a atenção recebida pelos sinais de dor", disse ele.

Fonte: Reuters

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Chocolate no Japão tem inspiração vegetariana


Nem os chocolates escaparam da mania por alimentos saudáveis. No Japão, a dieta vegetariana serviu de inspiração para um novo sabor da linha de chocolates Kit Kat, da Nestlé.

Com recheio de maçã e cenoura, o chocolate é indicado para quem quer manter a forma, pois cada barra tem só 100 calorias.

Até o momento, o sabor só é encontrado no Japão.

This is It: filme de Michael Jackson


A Sony Pictures divulgou o lançamento de This is It, filme que reúne registros dos ensaios dos shows que o Rei do Pop Michael Jackson faria em Londres.

O filme tem distribuição mundial simultânea em 28 de outubro. Devido à alta procura por ingressos, eles começarão a ser vendidos no dia 27 de setembro. This is It ficará em cartaz por apenas duas semanas, segundo a Sony.

O material foi registrado em alta definição. A maior parte dele, em junho de 2009 no STAPLES Center de Los Angeles e na arena de shows The Forum em Inglewood, ambos na Califórnia. Parte dos ganhos do filme serão revertidos para o Michael Jackson Family Trust, entidade que Jackson, segundo especificado em seu testamento, aponta como beneficiária de todos os seus bens.

O filme mostrará pelo menos três videoclipes, incluindo uma versão alternativa de "Thriller", gravados para exibição nos shows de Londres entre trocas de figurino, preparação de cenários etc. Esses clipes seriam originalmente exibidos em 3D nos shows, e o formato será respeitado em salas de cinema equipadas para tal.

Os ensaios foram filmados por Kenny Ortega, diretor de High School Musical, que será o diretor do filme.