quinta-feira, 8 de outubro de 2009

20 melhores animações do mundo


A edição britânica da revista Time Out divulgou uma lista elaborada com 50 melhores filmes de animação. Além da grande participação de animações japonesas neste ranking, o que chama a atenção é o número de obras de Hayao Miyazaki/ Studio Ghibli que se classificaram na acirrada disputa.

1. “Meu vizinho Totoro” (1988), de Hayao Miyazaki
2. “Branca de Neve e os sete anões” (1937), de David Hand
3. “Pernalonga e Papaléguas - o filme” (1979), de Chuck Jones e Phil Monroe
4. “Fantasia” (1940), vários
5. “Toy story” (1995), de John Lasseter
6. “A viagem de Chihiro” (2001), de Hayao Miyazaki
7. “Yellow Submarine” (1968), de George Dunning
8. “As bicicletas de Belleville” (2003), de Sylvain Chomet
9. “South Park: Maior, melhor e sem cortes” (1999), de Trey Parker e Matt Stone
10. “Robin Hood” (1973), de Wolfgang Reitherman
11. “Bambi” (1942), de David Hand
12. “Grave of the fireflies” (1988), de Isao Takahata
13. “Dumbo” (1941), de Ben Sharpsteen
14. “Gandahar” (1988), de René Laloux
15. “O gigante de ferro” (1999), de Brad Bird
16. “Akira” (1988), de Katsuhiro Otomo
17. “The brave little toaster” (1987), de Jerry Rees
18. “Mowgly, o menino lobo” (1967), de Wolfgang Reitherman
19. “When the wind blows” (1988), de Jimmy T Murakami
20. “Pinóquio” (1940), de Hamilton Luske & Ben Sharpsteen

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Japoneses demonstram netbook com duas telas


Acha as telas dos netbooks pequenas demais? A empresa japonesa Kojinsha demonstrou durante a CEATEC 2009, feira de tecnologia que acontece nesta semana no Japão, um protótipo de um netbook equipado com duas telas LCD de 10.1 polegadas cada.

Assim como o Thinkpad W700 DS, da Lenovo, quando fechado o aparelho esconde uma tela atrás da outra (quando aberto, elas ficam lado-a-lado), com a diferença de que ambas tem o mesmo tamanho e resolução. A máquina da Lenovo, além de muito maior, combina uma tela principal de 17" com um monitor secundário de 9".

Mas não é só nas telas que a máquina da Kojinsha é incomum. Na contramão da tendência de usar processadores Intel Atom, o portátil é baseado em um processador AMD Athlon Neo de 1.6 GHz, com até 4 GB de RAM e 160 GB de espaço em disco.

O formato demonstrado pela Kojinsha é o mesmo que, especula-se, será adotado pelo iTablet, suposto “projeto secreto” da Apple (www.tinyurl.com/ybporrt).

Robô canta durante feira no Japão


O Instituto Nacional de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia do Japão (AIST) continua a impressionar com suas criações robóticas. Seu robô feminino (ginoide, no termo correto) HRP-4C já havia chamado a atenção ao se apresentar como modelo durante a Tokyo Fashion Week em março deste ano, e novamente alguns meses depois ao aparecer vestida de noiva em um desfile da estilista japonesa Yumi Katsura.

Desta vez, a robozinha roubou a cena ao cantar para o público durante a CEATEC Japan 2009, a maior feira de tecnologia do Japão. Os visitantes podiam pedir músicas via iPhone, que eram interpretadas pela robô.

Na verdade, a demonstração foi uma combinação de duas tecnologias impressionantes: a robô forneceu a "presença de palco", embora limitada a meneios com a cabeça, e a articulação (perfeita) das sílabas. A música foi gerada pelo software Vocaloid, da Yamaha, um "sintetizador de canto" que pode ser instalado em qualquer PC, capaz de combinar letra e partitura em uma melodia bastante convincente, embora um tanto robotizada.

A HRP-4C tem 1,58 m de altura, pesa 43 quilos (incluindo as baterias) e possui 40 motores espalhados pelo seu corpo, oito deles encarregados apenas das expressões faciais. É o mais recente modelo na linha de robôs humanóides desenvolvida pelo AIST desde meados da década de 90. O projeto, batizado de User Centered Robot Open Architecture (UCROA), é patrocinado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

O país tem interesse no desenvolvimento da robótica visando a criação de máquinas capaz de substituir os humanos em trabalhos considerados perigosos ou insalubres, ou capazes de atuar como "enfermeiros" para cuidar de uma população cada vez mais idosa.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Jogos mais vendidos na história do Japão

Segue uma lista que foi divulgada com os mais vendidos no Japão:

01. [GameBoy] Pokémon Red/Blue/Yellow/Green - 10.077.159
02. [GameBoy] Pokémon Gold/Silver - 7.801.616
03. [NES] Super Mario Bros - 6.810.000
04. [Nintendo DS] Pokémon Diamond/Pearl - 5.709.235
05. [Nintendo DS] New Super Mario Bros - 5.535.730
06. [GameBoy Advance] Pokémon Ruby/Sapphire
07. [Nintendo DS] Animal Crossing Wild World
08. [Nintendo DS] Brain Age 2
09. [GameBoy] Tetris
10. [GameBoy] Super Mario Land
11. [PlayStation One] Final Fantasy VII
12. [PlayStation One] Dragon Quest VII
13. [Nintendo DS] Dragon Quest IX
14. [NES] Super Mario 3
15. [Super NES] Super Mario Kart
16. [NES] Dragon Quest III
17. [Nintendo DS] Brain Age
18. [PlayStation 2] Dragon Quest VIII
19. [Super NES] Super Mario World
20. [Nintendo Wii] Wii Fit
21. [Nintendo Wii] Wii Sports
22. [PlayStation One] Final Fantasy VIII
23. [Nintendo DS] Mario Kart DS
24. [PSP] Monster Hunter Portable 2nd G
25. [Super NES] Dragon Quest VI
26. [Super NES] Dragon Quest IV
27. [Super NES] Donkey Kong Country
28. [PlayStation 2] Final Fantasy X
29. [GameBoy Advance] Pokémon FireRed/LeafGreen
30. [Super NES] Street Fighter 2

Pokémon é o campeão absoluto. O interessante é perceber que o recente Dragon Quest IX está quase superando o Dragon Quest VII como o mais vendido de todo os tempos, superando inclusive o Dragon Quest VIII (o jogo mais vendido no Japão de PlayStation 2).

Microsoft confirma vazamento de senhas do Hotmail na web

A empresa Microsoft, que opera o serviço de emails Hotmail, confirmou nesta segunda-feira que milhares de senhas para contas do serviço foram pirateadas e divulgadas na internet. Segundo a empresa, uma lista com mais de dez mil contas e senhas foi publicada em um site.

Os dados teriam sido coletados como parte de um esquema de phishing. O phishing envolve o uso de páginas de internet falsas ou emails falsos de empresas conhecidas a fim de enganar os internautas para que eles revelem detalhes pessoais como números de contas bancárias ou senhas.

A notícia foi divulgada nesta segunda-feira pelo blog Neowin.net e depois confirmada pela Microsoft.

"Resposta rápida"

O blog Neowin alega que os detalhes foram colocados na página pastebin.com no dia 1º de outubro. Apesar de os detalhes já terem sido removidos, o blog afirma que viu parte da lista.

"Podemos confirmar que as contas são verdadeiras e a maioria parece baseada na Europa", afirmou no blog Tom Warren, que escreve para o Neowin.

Warren acrescentou que a lista inclui detalhes de contas do Windows Live Hotmail, com endereços de email terminando com hotmail.com, msn.com e live.com.

Recomendamos que os usuários do Windows Live Hotmail mudem sua senha imediatamente.