quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ambiente de usuário do laptop de US$ 100 agora roda em qualquer PC

A equipe do Sugar Labs anunciou o lançamento da versão 1 do Sugar on a Stick , um sistema operacional Linux capaz de rodar direto de um pendrive, equipado com uma versão da interface gráfica “Sugar”, originalmente projetada para uso no XO-1 , o “laptop de US$ 100” do projeto OLPC (One Laptop Per Child).

O software se concentra na facilidade de uso e no aspecto educacional do uso do PC. As tarefas que podem ser realizadas no PC são divididas em “atividades” e a distribuição padrão já inclui 40 delas, como programas de desenho, software para composição musical, navegador web e os “EToys”, que permitem, através de um sistema de programação simples, imagem e som para criar animações e atividades interativas, como jogos ou “livros” com histórias animadas.

O “Sugar on a Stick” roda a partir de pendrives de 1 GB ou maiores, em PCs e Macs recentes com processadores Intel. Também há uma versão que pode ser instalada sobre uma distribuição Linux tradicional, como o Fedora ou o Ubuntu. O software exige pouco da máquina, já que foi projetado para rodar em um portátil com recursos limitados (processador de 433 MHz e 256 MB de RAM ), e é uma boa forma de “reciclar” um PC antigo e transformá-lo em algo útil para crianças e adolescentes.

O arquivo de instalação do sistema, com 380 MB, pode ser baixado gratuitamente pelo wiki oficial (wiki.sugarlabs.org) , que também traz mais informações sobre o projeto. Há inda um repositório com atividades extras em activities.sugarlabs.org , divididas em várias categorias.

Data center inteligente

A IBM criou uma infraestrutura de tecnologia dinâmica que alia redução de consumo de energia ao respeito à saúde e segurança

Preservar o planeta já deixou de ser preocupação somente dos ambientalistas. Cada vez mais, grandes empresas projetam suas ações pensando nas consequências que isso traz a todos os envolvidos. Um exemplo de atitude vem da IBM, que criou uma infraestrutura de tecnologia dinâmica que alia redução de consumo de energia ao respeito à saúde e segurança.

O projeto foi desenvolvido para a Accor Services - unidade de negócios do Grupo Accor que congrega as empresas Ticket, Ticket Seg, Accentiv’ e Build Up - e unificou os três data centers da empresa, criando um ambiente de trabalho sustentável, um verdadeiro TI verde. O objetivo do TI verde é otimizar custos operacionais e reduzir o consumo de energia, incorporando e faz parte da política de ações adotada pela empresa para tornar a área de TI ambientalmente correta.

O ambiente de TI foi construído com paredes de segurança contra incêndio que, além da proteção, proporciona menor consumo de energia em refrigeração, pois isola termicamente o data center do ambiente externo. O projeto conta, também, com um sistema preventivo de detecção de incêndio com gás limpo (FM200 – composição química que não prejudica a camada de ozônio).

O data center verde tem um monitoramento ambiental que analisa a qualidade do ar levando em conta fatores como umidade, temperatura e vazão, enquanto detectores indicam a presença de líquidos no chão. Conta também com um sistema de câmeras com gravação ativada por detecção de movimento e um controle de acesso biométrico.

O mundo tem se tornado cada dia mais interconectado e instrumentado. Ferramentas e processos tecnológicos estão cada vez mais disponíveis e acessíveis às pessoas, empresas e governos. Ajudar o mundo a funcionar de forma mais eficiente é usar toda essa tecnologia para resolver questões críticas da sociedade em diversos setores como energia, saúde, trânsito e transporte.

Rumor fala de longa-metragem de Smallville


O AICN (http://www.aintitcool.com/node/41525) publicou hoje um boato sobre um possível novo projeto da Warner Bros. envolvendo a série Smallville. Segundo um informante do site, a emissora estaria planejando uma apresentação especial envolvendo esse universo na Comic-Con 2009.

Metropolis seria um longa-metragem feito para a televisão - e o teaser que foi descrito inclui uma imagem do logo do Superman, indicando que Clark Kent finalmente pode fazer a transição das jaquetas vermelhas e camisas de flanela azuis para o colante icônico do super-herói dos quadrinhos.

Vale lembrar que a nona temporada de Smallville, que começa no final do ano e termina em maio de 2010, muito provavelmente será a última. Assim, faz sentido que a WB busque continuidade para a série em outros formatos. O filme começaria aproximadamente sete meses depois do fim do seriado.

Tudo isso, porém, não passa de boato ainda. Aguarde novidades na época de realização da Comic-Con (23 a 26 de julho) deste ano, caso haja alguma menção a esta possível série.

Microsoft vê forte crescimento na publicidade em celulares


A publicidade dirigida a celulares responderá por entre 5 e 10 por cento do investimento publicitário mundial dentro de 5 anos, afirmou um executivo da Microsoft, nesta quarta.

"Dentro de 5 anos, a publicidade para celulares responderá por 5 a 10 por cento dos gastos de mídia, mas isso não vai acontecer de uma vez, e sim gradualmente", afirmou Scott Howe, vice-presidente de soluções para anunciantes e editoras da Microsoft, em entrevista à Reuters.

Howe acrescentou que a publicidade também seria conduzida pela demanda originada do varejo e dos mercados emergentes.

A Microsoft, maior produtora mundial de software, lançou recentemente seu serviço de buscas Bing, em um esforço por combater o domínio do Google no lucrativo setor de buscas na Internet e no mercado publicitário a ele relacionado.

Um dos principais recursos do Bing é que os usuários podem realizar buscas com apenas um clique, o que torna o serviço mais fácil de usar em aparelhos portáteis.

Howe não ofereceu detalhes sobre os objetivos do Bing em termos de participação de mercado.

"Desde que continuemos a fazer progresso, um dia chegaremos onde queremos", disse ele durante o festival publicitário de Cannes.

O Bing vem conquistando mercado junto aos rivais, de acordo com dados setoriais lançados no começo do mês, mas ainda está muito atrás do Google, o líder do mercado.

O novo serviço de buscas respondeu por 12,1 por cento das buscas realizadas nos Estados Unidos na semana de 8 a 12 de junho, ante 11,3 por cento na semana precedente, mas ainda está muito abaixo dos 65% do mercado norte-americano de buscas detido pelo Google em maio.

À medida que mais consumidores adotam novas tecnologias e aparelhos como os celulares inteligentes, exemplificados pelo iPhone da Apple, a publicidade para celulares deve crescer em ritmo anualizado de 45% e atingir 28,8 bilhões de dólares em 5 anos, ante os atuais 3,1 bilhões de dólares, ou 0,6% do investimento publicitário total, de acordo com a Ineum Consulting.

Falso e-mail do "Show do Milhão" espalha vírus, alerta internauta

Com o retorno do “Show do Milhão”, no SBT a partir do dia 8, já começam a surgir falsos e-mails, NÃO enviados pela emissora, que citam o programa. A mensagem com virus diz algo como: “Instale já o novo jogo e divirta-se jogando e pontuando assim ao final do jogo enviando seus pontos podendo assim também participar ao vivo com Silvio Santos“. O link que vem no e-mail instala um programa que provavelmente transmite cavalo de troia, malware que permite o acesso de hackers a dados, como senhas, do computador.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Operadora dos EUA deve vender novo smartphone Google em agosto


A operadora de telefonia móvel T-Mobile USA começará em agosto a vender um novo smartphone com o sistema operacional Android, do Google, para competir com aparelhos sofisticados como o novo iPhone da Apple e o PalmPre.

A T-Mobile, subsidiária da alemã Deutsche Telekom e quarta maior operadora dos Estados Unidos, afirmou que o myTouch 3G é um aparelho mais fino e uma versão mais avançada do G1, também fabricado pela taiwanesa HTC e baseado na tecnologia do Android.

O novo aparelho deve custar 199 dólares, mesmo preço do modelo com 16 gigabytes de memória do iPhone 3GS da Apple e o Pre da Palm, com um desconto garantido em contratos de dois anos.

A vantagem do myTouch é que o aparelho pode ser personalizado com telas customizadas e outros widgets, por exemplo, informou a T-Mobile. A plataforma operacional Android também "aprende" as customizações do usuário e pode fazer recomendações.

"A história da vez é a personalização", disse o vice-presidente de inovação de produtos da T-Mobile, Andrew Sherrard. O iPhone tem "uma estética bonita, mas ela não pode ser mudada."

O myTouch conta com display touch-screen e câmera de 3,2 megapixels, além de tocador de música e ferramentas de vídeo para facilitar o compartilhamento de fotos e vídeos em sites como YouTube e Picasa.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Acessório novo do Wii

Acaba de surgir mais um acessório para turbinar o seu Wii, a Bowling Ball for Wii. A bola de boliche funciona como um controle para que você possa jogar com mais realidade o jogo de boliche do Wii Sports.

Imagem: Reprodução

O que você precisa fazer é acoplar o controle do Wii à bola e, é claro, colocar sua mão dentro daquela fita que previne acidentes.

Veja aqui o site do produto na página do fabricante. O preço ainda não foi divulgado.