sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Google comemorou aniversário de Doraemon


Os japoneses que acessaram o site de busca Google, se depararam com uma pequena surpresa no logo da página principal: dia 3 de setembro foi o dia de aniversário do personagem Doraemon!

O gato-robô que dispensa apresentações aparece com três das suas principais ferramentas: Dokodemo Door (Porta que permite viajar para qualquer lugar), Small Light (Lanterna que diminui o tamanho de tudo que absorver a luz) e Takecopter (Hélice que permite voar grudando na cabeça).

Wii Internet Channel de graça


Cobrar para que as pessoas acessem a internet a partir do console não parecia mesmo uma boa ideia. A Nintendo demorou, mas também percebeu isso. O Wii Internet Channel agora é gratuito para uso. Basta baixar e usar.


imagem: reprodução

O serviço era pago até então. O usuário que quisesse precisava gastar 500 Wii Points para fazer o download e usar. Os usuários que já tinham pago pelo serviço receberão uma compensação: poderão gastar os 500 pontos em um jogo de NES disponível para download.

O Wii Internet Channel foi atualizado e suporta Adobe Flash (ou seja, Youtube liberado). Se você tem Wii, já pode começar a aproveitar os benefícios.

EeeBox da Asus

A Asus está lançando um novo computador portátil. O nettop EeeBox PC EB1012 tem processador com dois núcleos e pronto para rodar vídeos em alta definição, com 1080p.

O tão falado processador Atom de dois núcleos é o N330. O nettop ainda vem com a placa de vídeo NVIDIA MCP7A ION, 250 GB de HD SATA, 2 Gb de memória RAM DDR2 800 MHz (expansível a 4 GB), ethernet gigabit, wi-fi 802.11n, áudio S/PDIF 5.1 e saída HDMI.

O EeeBox PC EB1012 tem dimensões bastante reduzidas, com 222 x 178 x 26,9 mm e suporta rodar vídeos em alta definição. O nettop ainda tem uma saída eSATA e quatro portas USB, além de um leitor de cartão de memória SDHC. Não há preço nem data de lançamento prevista

domingo, 30 de agosto de 2009

Seriados Live-action Nipônicos que Marcaram os Anos 80 no Brasil


Com o lançamento no Brasil dos DVDs das séries tokusatsu (como são chamadas estas séries live-action japonesas, resolvi relembrar e postar sobre 5 que passaram aqui no Brasil, na Rede Manchete, no final dos anos 80.

1. Jaspion (ou Juspion, pois a origem é a abreviatura de Justice Champion)

Kyojuu Tokusou Jaspion no Japão e O Fantástico Jaspion aqui no Brasil. É do tipo que os fãs chamam de Metal Heroes ou Heróis Metálicos traduzindo-se para o português. Foi televisionada no Japão semanalmente pela TV Asahi de 15/03/1985 até 24/03/1986, contando com 46 episódios. No Brasil, foi transmitida exaustivamente a partir de 1988 às 18h30 (depois em vários horários, incluindo sábados e domingos). O ator protagonista era o Hikaru Kurosaki.

Foi a série que popularizou o estilo tokusatsu aqui no Brasil. O sucesso foi tão grande que até um Circo Show foi criado, com as roupas originais e atores e dublês brasileiros. Depois há pessoas que reclamam do que os norte-americanos (leia-se Saban) fizeram com Power Rangers, VR Troopers, Masked Rider e BettleBorgs em relação aos originais seriados Super Sentai (de Zyuranger até hoje, 17 séries deste gênero), Metal Heroes (Spielvan, Metalder e Sheider), Kamen Rider e B-Fighter.

A jornada de Jaspion começa com o profeta Edin cuidando de um garoto (o Tarzan galáctico) que encontrou entre os destroços de uma nave na qual seus pais morreram em um acidente. Edin criou Jaspion sabendo que um dia segundo uma profecia ele seria o guerreiro celestial encarregado de destruir o mal criado pelo maligno Satan Goss.

Jaspion já adolescente, aceita de Edin as armas e a androide Anri que seu mentor construiu para esse confronto contra Satan Goss. Ele foi encarregado de encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica e destruir o império de Satan Goss.

2. Changeman

Dengueki Sentai Changeman no Japão e Esquadrão Relâmpago Changeman no Brasil. Foi televisionada originalmente de 02/02/1985 até 22/01/1986 pela TV Asahi no Japão, contando com 55 episódios. Por aqui passou a ser exibida a partir de 1988 juntamente com Jaspion.

A história da série era a de 5 integrantes cada um com uma cor diferente do exército japonês dos Defensores da Terra (não confundir com aquele desenho do Flash Gordon, Mandrake, Lotar e Fantasma). Eles foram "banhados" pela Força "Terrena" e adquiriram cada um deles os poderes de um animal mitológico: Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix. Com um vasto arsenal que incluía pistolas e a Power Bazooka, bem como o poderoso Change Robô, eles lutaram contra os alienígenas de Gozma (será porque alguns dos personagens eram gosmentos como o Gata e os soldados Ridler?), um império galáctico que conquistou muitos planetas. O líder de Gozma era o Bazoo e era formado por sua horda de ajudantes (Giluke, Bubba, Shima, Gyodai, Ahames), que buscavam de todas as formas dominar o planeta Terra.

3. Flashman

Tyoushinsei Flashman no Japão, ou Comando Estelar Flashman no Brasil. Sua exibição foi de 01/03/1986 até 21/02/1987, contando com 50 episódios. Aqui tivemos a chance de assisti-la a partir de 1989.

A história fala sobre 5 crianças que foram raptadas da Terra para os confins do Universo pelos caçadores espaciais. Eles acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Lá durante 20 anos os jovens viveram e treinaram arduamente sob condições climáticas rigorosas que desenvolveram as suas habilidades. Resolveram voltar para a Terra, quando souberam que o Cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Keflen, estava prestes a invadir o planeta natal deles. A série foi a primeira do estilo Super Sentai (esquadrão, desde 1975 com o Goranger que não tinham robô ou desde 1979 com o Battle Fever J que passou a ter o robô gigante) a apresentar 2 robôs: Flash King e o Titan Junior/Grand Titan.

4. Jiraya (ou Jiraiya no original)

Sekai Ninja Sen Jiraiya no Japão, ou Jiraya o Incrível Ninja no Brasil. Também com 50 capítulos, a série foi produzida pela Toei Company e exibida no Japão pela TV Asahi de 24/08/1988 até 22/01/1989. Estreou no Brasil, no dia 25/09/1989 juntamente com o Lionman (Lion-maru no Japão).

A tradução do título japonês é "Jiraiya, A Guerra no Mundo dos Ninjas" referenciando às batalhas entre os ninjas do Império Ninja pela posse da misteriosa cápsula chamada "Pako", o Tesouro Espacial. O sobrenome de família do herói é Yamaji (irmãos Kei e Manabu e o pai Tetsuzan) e Toha como Jiraiya é o 35° na linha sucessora do estilo Togakure.

Junto com a cápsula vieram 2 viajantes estelares: um se chamava Jiraiya, que tinha a missão de proteger o tesouro e o outro era Hoshi-nin Dell Star que veio para roubá-lo. A luta entre os 2 aconteceu e Dell-Star foi aprisionado em uma caverna subterrânea. Jiraiya ficou na Terra e casou-se com uma humana, onde começou a geração dos Togakure que por gerações guardaram e protegeram o mapa com o paradeiro de Pako escondido na Terra.

5. Cybercops (ou Cibercop no original)

Dennou Keisatsu Cibercop no Japão e Cybercops, os Policiais do Futuro no Brasil. Foi trazida ao Brasil pela Sato Company e exibida a partir de 1990. A série foi produzida pelos estúdios Toho, sendo exibida originalmente no Japão pela NTV entre 1988 e 1989.

A história fala que num futuro próximo, o esquadrão especial da polícia de Tóquio cria o Cybercop, um projeto de um grupo de policiais de elite com armaduras tecnológicas. Os Cybercops passaram a combater a organização criminosa DeathTrap. Esta liderada pelo computador Führer, uma criação do Barão Kagueyama, verdadeiro líder do grupo.

O time principal do esquadrão era formado pela jovem Tomoko, e os policiais Akira, Takeda, Ryouiti e Ossamu. Cada um dos 4 rapazes veste uma armadura (Unidade Ciber) com nome de um planeta e cores diferentes. Akira é Marte, líder da equipe e rival de Takeda. Takeda é o heroico Júpiter, que veio do futuro desmemoriado, e foi encontrado junto de sua armadura pela Interpol. O mulherengo Ryouiti é Saturno e por fim, o sério Ossamu é Mercúrio.

Fora estas 5, outras séries tokusatsu passaram aqui no Brasil pela Rede Manchete, como: Lionman, Policial de Aço Jiban, Jaspion 2/Spielvan, Defensores da Luz Maskman, Blackman, Kamen Rider Black RX, Estrela Fascinante Patrine, Winspector e Solbrain. Ou em outras emissoras (Bandeirantes, Record, Gazeta e Globo), como: Gigantes Guerreiros Google Five, Machineman, Metalder o Homem-Máquina, Sharivan, Shaider, Space Cop/Gavan, Bicrossers e Ultraman Tiga.