sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

As empresas japonesas preparam tablets

Sharp, Toshiba, Fujifilm, Sony e Panasonic querem aproveitar onda
tridimensional para garantir domínio do mercado de filmadoras, câmeras e portáteis



Os tablets são um sucesso. Os smartphones também. E a plataforma 3D é tida como o futuro da transmissão de imagens. Querendo aproveitar todas as ondas tecnológicas atuais, a Sharp planeja incorporar o formato tridimensional a seus telefones inteligentes e e-readers. "Acredito que o 3D fará sucesso nessas plataformas", afirmou o presidente da companhia, Mikio Katayama.

O executivo falou sobre o tema no lançamento do tablet da Sharp, que começará a ser vendido em cerca de 2 meses no Japão. Katayama não deu muitos detalhes de quando ou como funcionará o 3D portátil da companhia, mas deixou escapar que não haverá a necessidade de usar óculos especiais para ver as imagens em três dimensões.

A tecnologia, no entanto, não é novidade na companhia. Em abril, a Sharp lançou no arquipélago o primeiro smartphone 3D do mundo. O aparelho, equipado com duas câmeras, é capaz de gravar e reproduzir conteúdos tridimensionais que podem até ser reproduzidos em um televisor apropriado.

A briga, no entanto, deve ser complicada, já que a empresa deverá encarar Sony e Apple. A companhia norte-americana é líder isolada do mercado de tablets. Ela própria, por sinal, é responsável pelo sucesso desse tipo de eletrônico, já que, antes do iPad, poucos acreditavam que essa plataforma atingisse as vendas recordes registradas pelo produto.

Para Katayama, o segredo para bater de frente com o iPad em um primeiro momento é a possibilidade que o aparelho da Sharp terá de rodar aplicativos em Flash, tecnologia amplamente usada em vídeos online, como, por exemplo, os do site de compartilhamento de vídeos Youtube. Na segunda etapa, que deve começar no primeiro semestre de 2011, deve ser lançado o tablet 3D.

E não é só a Sharp que acredita no futuro do mercado 3D. A Toshiba anunciou recentemente que no final do ano colocará no mercado a primeira linha de televisores tridimensionais do mundo que não necessitam de óculos especiais.

Já a Fujifilm anunciou a chegada às lojas japonesas da FinePix Real 3D W3, a primeira câmera capaz de registrar imagens 3D. "Nó vemos essa recente onda de produtos 3D como uma oportunidade de ouro para nos estabelecermos no mercado de câmeras do tipo", disse o presidente da empresa, Shigetaka Komori.

O modelo custa 48 mil ienes (R$ 1 mil) e a companhia espera que as vendas passem de 400 mil unidades. Entre as rivais da Fujifilm, a Sony espera colocar seu modelo 3D nas lojas em breve, enquanto a Panasonic vai lançar, ainda em setembro, a primeira camcorder tridimensional do mercado.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quem não corre, voa!

Desafio: Quantos e quais personagens de games você consegue identificar no vídeo abaixo?

Leslie Nielsen Tributo

Faleceu neste domingo, o melhor ator de comédia forçada de todos os tempos na minha opinião Leslie Nielsen aos 84 anos.

Ele interpretou "N" filmes, mas foi como comediante que revolucionou o cinema na comédia, como famoso policial Frank Drebin em Corra que a Polícia Vem Ai.

Confira o Tributo: