quinta-feira, 25 de junho de 2009

Data center inteligente

A IBM criou uma infraestrutura de tecnologia dinâmica que alia redução de consumo de energia ao respeito à saúde e segurança

Preservar o planeta já deixou de ser preocupação somente dos ambientalistas. Cada vez mais, grandes empresas projetam suas ações pensando nas consequências que isso traz a todos os envolvidos. Um exemplo de atitude vem da IBM, que criou uma infraestrutura de tecnologia dinâmica que alia redução de consumo de energia ao respeito à saúde e segurança.

O projeto foi desenvolvido para a Accor Services - unidade de negócios do Grupo Accor que congrega as empresas Ticket, Ticket Seg, Accentiv’ e Build Up - e unificou os três data centers da empresa, criando um ambiente de trabalho sustentável, um verdadeiro TI verde. O objetivo do TI verde é otimizar custos operacionais e reduzir o consumo de energia, incorporando e faz parte da política de ações adotada pela empresa para tornar a área de TI ambientalmente correta.

O ambiente de TI foi construído com paredes de segurança contra incêndio que, além da proteção, proporciona menor consumo de energia em refrigeração, pois isola termicamente o data center do ambiente externo. O projeto conta, também, com um sistema preventivo de detecção de incêndio com gás limpo (FM200 – composição química que não prejudica a camada de ozônio).

O data center verde tem um monitoramento ambiental que analisa a qualidade do ar levando em conta fatores como umidade, temperatura e vazão, enquanto detectores indicam a presença de líquidos no chão. Conta também com um sistema de câmeras com gravação ativada por detecção de movimento e um controle de acesso biométrico.

O mundo tem se tornado cada dia mais interconectado e instrumentado. Ferramentas e processos tecnológicos estão cada vez mais disponíveis e acessíveis às pessoas, empresas e governos. Ajudar o mundo a funcionar de forma mais eficiente é usar toda essa tecnologia para resolver questões críticas da sociedade em diversos setores como energia, saúde, trânsito e transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário