quinta-feira, 28 de maio de 2009

A nova "onda" do Google

Google Wave mistura e-mail, edição de textos e mensagens instantâneas em um só produto, onde todos tem voz

Em desenvolvimento há dois anos e fruto de um projeto dos engenheiros Lars e Jens Rasmussen, da filial australiana do Google, o Google Wave é uma espécie de mistura de e-mail, mensagens instantâneas e edição colaborativa de documentos, com uma pitada de multimídia jogada na mistura. É uma nova forma de criar, compartilhar e distribuir conteúdo.

Funciona mais ou menos assim: um usuário cria uma "onda", e adiciona a ela seus amigos. Todos podem inserir na onda textos, gráficos, fotos, vídeos ou feeds de informação vindos de outros sites da internet, agregando novas informações ou respostas a qualquer ponto.

À medida que informações vão se acumulando e amigos de amigos entram na conversa, cria-se uma "onda" de conteúdo, daí o nome. É possível ver o que as outras pessoas estão fazendo em tempo real, ou "rebobinar" a onda para ver quando algo foi modificado.

Segundo o Google, este ambiente "sem barreiras" torna o Wave adequado para uma variedade de funções, desde como sistema para troca de rápidas mensagens entre amigos a uma plataforma para produção de conteúdo de forma colaborativa. As possibilidades são tantas que própria empresa pergunta ao público: "O que mais dá para fazer com isso?"

O Google Wave, na verdade, não é uma entidade única, mas três componentes separados: o produto, onde os usuários criarão suas ondas e compartilharão informações, a plataforma, que permitirá que as "ondas" sejam embutidas em outros serviços web, ou usadas como base para novos projetos, e o protocolo de comunicação usado no compartilhamento e armazenamento dos dados das ondas.

O código-fonte por trás de tudo isso, segundo o Google, será disponibilizado sob uma licença Open Source, e a documentação das APIs (interfaces de programação) já está disponível no repositório de código do Google, em http://code.google.com/apis/wave.

Ainda não há uma data para o lançamento do Google Wave para o público. Por enquanto, a empresa pretende continuar trabalhando o sistema por mais alguns meses, e convida desenvolvedores a experimentar a tecnologia. Usuários podem preencher um formulário no site oficial do programa, para serem avisados quando o produto estiver disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário