segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Robô ASIMO aprende a se esquivar de obstáculos


Pesquisadores da Universidade Carnegie Melon, nos EUA, em parceria com o AIST (National Institute for Advanced Industrial Science and Technology) no Japão, desenvolveram um sistema que permite ao ASIMO, o robô humanóide da Honda, caminhar seguramente através de um curso de obstáculos evitando "perigos". A criação é mais um passo rumo a um sistema que poderá permitir ao robô operar de forma completamente autônoma.

Segundo o site Plastic Pals o sistema é baseado em uma câmera que observa a cena completa do alto. Usando processamento de imagens, um computador rastreia a posição do robô, dos obstáculos e de um "objetivo" na cena, e calcula o melhor caminho até o alvo. O software é sofisticado o suficiente para levar em consideração a trajetória de obstáculos em movimento, além de mudanças repentinas na posição do alvo.

Com o caminho definido, as instruções são enviadas ao ASIMO, que percorre o caminho traçado. Entretanto, o sistema ainda tem limitações que impedem seu uso prático, entre elas a necessidade de visão externa (uma câmera observando a cena) e um segundo computador para realizar o processamento de imagens e cálculo de rota. O desafio agora é integrar todo este equipamento dentro do ASIMO, que se parece com um astronauta em miniatura: a versão atual tem 1,30 metros de altura e pesa apenas 54 quilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário