sábado, 16 de maio de 2009

Referências escondidas nas cenas do filme Star Trek

Aos poucos o novo Star Trek começa a revelar a lista de referências escondidas em suas cenas. Alguns novos detalhes foram confirmados por J.J. Abrams e pelos roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman, enquanto outros estão sendo encontrados pelos fãs da série.

Uma referência sentimental incluída no filme é o Dr. McCoy chamando a enfermeira Chapel, uma homenagem à personagem de Majel Barrett, esposa do criador da série, Gene Roddenberry. Outra referência à série original é a presença de um pingo, já confirmada pelo Zachary Quinto. Em uma entrevista à MTV, no entanto, o diretor se recusou a dizer onde a pequena criatura que se multiplica como um coelho alucinado no episódio "Problemas aos Pingos" aparece. Para os desesperados, uma dica, o animalzinho aparece na primeira cena em que o público vê o engenheiro Scotty (Simon Pegg).

Outra cena que merece uma boa olhada é o momento que a Enterprise chega a Vulcano e vários detritos voam em sua direção. Em outra entrevista à MTV, Kurtzman garante que o lixo espacial tem coisas interessantes em sua composição. O roteirista, no entanto, diz que só será possível descobrir o que na opção quadro a quadro do DVD. Está lançado o desafio para quem vai rever o filme no cinema.

Para os fãs de Abrams, o filme guarda referências a Lost, Alias e Cloverfield. Duas delas são a Tenente Uhura pedindo um Slush-O, bebida que aparece em Cloverfield, e o edifício da Tagruato (outra referência a Cloverfield) na Terra.

E mais: um Pôr do Sol Cardassiano, referência aos inimigos de Jornada nas Estrelas - A Nova Missão, e nomes de amigos e familiares para batizar naves como a USS Kelvin, uma homenagem ao avô de Abrams. Quem encontrou o nome Darth Vader nas lápides do episódio "Paixão Imortal" ("Sub Rosa") da Nova Geração, pode se divertir encontrando outros nomes espalhados pelos cenários.

Além das referências oficializadas pelo diretor e pelos roteiristas, outras já foram notadas pelos fãs, como Scotty dizendo que testou suas teorias no beagle do Almirante Archer. Para os não iniciados, Scott Bakula interpretou o Capitão Archer na telessérie Enterprise, onde era o orgulhoso dono de um beagle chamado Porthos. Agora ficou mais fácil entender porque um grande engenheiro como Scotty estava naquele fim de mundo, no filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário