segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Ferro e Fogo

megamanpixel

Mega man!. O cabeçudo azul, mascote da Capcom e um dos clássicos definitivos dos jogos de plataforma. O Imagens de hoje é dedicado a ele e sua evolução visual.

O primeiro Mega Man foi lançado para Nintendo, faz 22 anos.

megamanbox

Como podem ver a capa americana não condiz muito com o que o personagem é. Notem o High Resolution Graphics no canto superior direito. Bons tempos.

megaman

O visual final de Mega Man é esse. Bem cartoon e simples, inevitável para todo personagem nascido na geração 8 bits. Notem que os toques mecânicos são bastante sutis, é quase uma pessoa com um uniforme esquisito.

megamanrush

Ajudando o azulzinho tinha o cão-amigo Rush, que estreou em Mega Man 3. Todo personagem tradicional de video-game tem um mascote. Interessante como o Rush parece muito mais robô que o Mega.

megamanprotoman

Junto com o ele temos o Protoman, antagonista/aliado desde Mega Man 3. Como podem ver ele é bem parecido com o Mega, sendo mais “estiloso” (óculos escuros e cachecol).

megamanwill

Além disso na série original temos o eterno antagonista o Dr.Will, o típico cientista do mal que quer dominar o mundo.

megamanx

Em 1993 surge Mega Man X para SNes. É toda uma releitura do personagem. Ele fica com um aspecto mais velho (algo como um adolescente e não uma criança) e a parte mecânica fica mais evidente. Ele também é mais agressivo.

megamanxupgraded

Nessa série existem uma série de upgrades que o X pode fazer, deixando-o assim no final. Esse visual muda muito ao longo da série, mas o branco é sempre predominante e muitos detalhes estão sempre presentes.

megamanxzero

Na série X também nasce Zero, o novo Antagonista/Aliado de MegaMan. A referência ao Protoman é clara, mas adaptada para os anos 90 (o cachecol vira um cabelão e ele tem uma espada).

sigma

O vilão dessa série não é um humano, mas um robô (um vírus de computador especificamente) chamado Sigma. Essa é uma das suas primeiras encarnações.

megamanlegends

Em 1997 foi feita a primeira incursão de Mega Man ao 3D, em Mega Man Legends. Notem como o personagem principal parece um boneco articulado com uma cabeça humana. Foi o mais mecânico que ele já foi.

megamanexe

Mas a incursão de Mega Man a um cenário 3D só foi realmente bem sucedida em 2001. Mesmo sendo um falso 3D (isométrico) o personagem passou a existir em um ambiente com fora das plataformas em Mega Man BattleNet.

Vejam como o personagem mudou muito. Ficou mais leve (sem as pernonas e brações), e voltou a um aspecto mais orgânico, até mais que no original, basta notar a silhueta.

megamanzero

Outra personagem que se desenvolveu no inicio do século foi o Zero de Mega Man X. Ele ganhou sua própria série (Mega Man Zero), continuação direta da serie X.

Essa série redirecionou os padrões visuais de Mega Man. Todos os personagens tem um biotipo parecido com o do Zero ai em cima. Fino, muscular e com toques mais claros da Direção de arte geral da Capcom.

megamanzx_grey

Essa série geraria outra continuação direta chamada Mega Man ZX. A essa altura de Mega Man só sobrou o nome…

megamanstar

Mas nem tudo estava perdido. A série BattleNet gerou uma “continuação” chamada Stars. Ainda não parece com o simpático robô azul pixelado mas pelo menos é azul e usa capacete.

Mas nem só de jogos Mega Man é feito. Também existe espaço para muito mais.

megamantoy2

megamantoy

Os saudosistas ainda podem consumir Mega Man,

megamanshirtmegamanscarf

megamanhat

vestir Mega Man,

megamankid

megamangrounup

ou mesmo ser Mega Man.

E Mega Man também é cultura pop.

megamannes

Decoração de nintendinho,

megamansouthpark

south park,

megamadiesel

ou bem…

megamantoyart

Mega Man é até ToyArt!

megamanpaper

Ou Paper Craft! (link retirado de guanabarainfo)

E para quem não entendeu o título do post…

Nenhum comentário:

Postar um comentário