sexta-feira, 10 de julho de 2009

Google Chrome OS


Logo agora que a Microsoft parecia ter conseguido a solução para dominar o mercado de netbooks com o Windows 7, o Google anunciou o desenvolvimento do sistema operacional Google Chrome OS, no dia 8 de julho.

A ênfase deste OS está em tudo aquilo para qual os netbooks foram feitos: é muito leve e baseado na computação em nuvem (cloud computing). Obviamente, o Windows XP não foi exatamente desenhado para isso, porém, por ser leve e não muito caro, acabou se tornando a escolha primordial para os usuários de netbooks.

O sistema operacional do Google será open-source, ou seja, terá código aberto, e já sai na frente do XP e do Windows 7 simplesmente porque não terá nenhum custo. Além disso, ele será extremamente leve, ainda que no momento não seja possível testar na prática como será sua leveza e usabilidade. A previsão de lançamento é final de 2010.

O fato é que muita gente imaginou que o Linux seria uma opção natural nos netbooks, mas isso acabou não se concretizando, pois a grande maioria dos usuários prefere um sistema com a qual esteja familiarizado, como o Windows.

Segundo informações do próprio Google, o sistema terá uma interface minimalista, que não atrapalhe a experiência do usuário, pois "quase" tudo será feito pela internet. E, assim como aconteceu com o navegador Chrome, a arquitetura foi desenhada do zero, o que ajuda bastante a diminuir a ação de malware, uma vez que os vírus ainda terão que se adaptar ao novo sistema.

A arquitetura do Google Chrome OS será feita em cima de um kernel de Linux e deve rodar em qualquer netbook, notebook ou desktop. Esse será o grande diferencial em relação ao Google Android, que ainda está sendo adaptado dos smartphones para os netbooks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário