quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Futuro dos Jogos e lançamentos na E3

e3


Nesta segunda feira teve início a nova edição da E3, a principal feira de videogames do mundo. Nós sabemos que não somos a melhor fonte para falar de novidades sobre o mundo dos jogos eletrônicos: Existem ótimos blogs que estão cobrindo esta feira, com riqueza de detalhes. Mas é muito importante que possamos dar um pouco da nossa visão, enquanto designers de jogos, das novidades que vem sendo apresentadas.


Antes de continuar lendo esta resenha, você pode achar interessante ler o que estes blogs, citados acima estão falando: O GameReporter e o Continue.com.br estão fazendo respectivamente, ótimos apanhados gerais ou detalhados do que está acontecendo por lá. Se vocês preferirem ir direto na fonte, o GameSpot tem um hotsite com vídeos e cobertura ao vivo do evento.



Leram? Ótimo, agora nossas impressões: As coletivas das principais desenvolvedoras de jogos já aconteceram: Sony, Nintendo e Microsoft apresentaram à imprensa e ao mundo suas apostas para o próximo ano. E, de uma forma geral, tiveram uma repercussão melhor que ao que aconteceu durante o ano passado.


A Nintendo fez hoje sua apresentação. O Nintendo DSi, a nova geração do portátil da empresa ganhou bastante destaque, incluindo uma atualização que permite uma ligação direta com redes sociais, como o Facebook. O ponto alto foi a retomada da série de Golden Sun, um RPG aclamado pela crítica feito para o Game Boy Advance, agora para o novo console.



O Wii ganhou um novo controle, mais sensível ao movimento e um novo conjunto de jogos de esporte (Wii Sports Resort - contendo Arco-e-Flecha, Basquete, Ping-pong e várias outras modalidades). Um dos bons momentos foi o anúncio de Super Mario Galaxy 2 - Onde finalmente Yoshi volta como montaria para o protagonista. Um novo controle, que mede o pulso do jogador, promete “mostrar o que acontece dentro do corpo”, mas pouco foi mostrado.


Talvez o maior sucesso da Nintendo tenha sido o anúncio da nova séria da muito bem sucedida franquia de Metroid: Other M.



No final, mesmo com a apresentação de títulos de nome como Resident Evil e Dead Space para o console, ficou a sensação de subutilização de um videogame que poderia perimitir muito mais: Acaba que tudo que está sendo feito para o Wii gira em torno de esportes e/ou tiro. Talvez isso seja culpa de um controle que não responda ainda tão bem como deveria, ou por uma solução óbvia. Mas o certo é que o Nintendo DS possui muito mais títulos interessantes que conseguem englobar tanto o jogador casual como o hardcore. Aliás, na própria coletiva, foi levantado que o DS é atualmente o melhor custo-benefício para produção de jogos, dado ao baixo custo de desenvolvimento e sua capacidade de venda.



A Sony, fabricante do Playstation, seguiu apresentando também novos jogos para franquias de sucesso, como God of War 3 e tão esperado novo projeto do Team ICO, que revelou seu nome verdadeiro: Last Guardian. E é tão bonito quanto todos esperavam. Além disso, foi anunciado a nova sequencia de um dos maiores trunfos da desenvolvedora: Final Fantasy XIV - que será um MMO, dando uma nova dimensão à franquia. Os fãs ainda não digeriram muito bem essa idéia.


Apresentaram também um novo sensor de movimento, baseado no Eye Toy, disponível já para o Playstation 2, mas que já nasceu ofuscado (vocês verão em breve porquê), e uma nova repaginada no visual. Uma das boas novidades da coletiva foi o anúncio que esse ano ainda serão lançados mais de 100 novos jogos para o PS2, que, segundo falado, “vocês jogam muito mais que o PS3″.



Mas foi a Microsoft, ontem, que trouxe a maior novidade no mundo dos videogames: Após uma ótima coletiva, apresentando blockbusters como o Rock Band Beatles ou um novo Tony Hawk com direito a um controle-skate, e o novo jogo de ritmo “DJ Hero“, eles tinham ainda um trunfo completamente inesperado para mostar.



O assunto mais falado até agora é o anúncio do Project Natal, codinome para o novo sistema de controle para o XBox 360, que através de uma câmera irá captar movimentos, expressões e voz do jogador, sem a necessidade de qualquer outro periférico. Os dois vídeos oficiais disponibilizados até agora mostram protótipos que são assustadoramente inovadores. A Nintendo terá muito o que se preocupar para manter seu domínio no mundo dos jogos casuais/atléticos. Vejam a seguir os vídeos, pois eles irão explicar muito mais do que poderemos escrever.




A E3 abre suas portas para o grande público ainda essa semana, e mais novidades podem (e devem) ser anunciadas. Fiquem de olho neste Twitter para mais informações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário