quinta-feira, 15 de julho de 2010

Japão tem máquinas de Coca-Cola tecnológicas


Enquanto as máquinas de venda automática de refrigerantes desapareceram das ruas brasileiras, elas continuam firmes e fortes no Japão. E cada vez mais tecnológicas. Até o fim do ano, a Coca-Cola Japão instalará máquinas com painéis de LCD touchscreen (sensível ao toque) de 46 polegadas, em pontos dentro do arquipélago.

Não será possível, até lá, escolher as bebidas por meio da tela, mas ela exibirá o mapa da região e comerciais da companhia. O número de máquinas a serem instaladas não foi divulgado.

Outra novidade da empresa, já presente nas ruas do Japão, são as máquinas de refrigerante ecologicamente corretas. Elas possuem placas de captação de luz solar na parte de cima, que possibilitam consumo zero de energia elétrica à noite. As máquinas - 1,5 mil instaladas no Japão - também não emitem gases CFC.

No Japão, as máquinas automáticas (jidou hanbaiki) são muito comuns. Elas vendem não só refrigerantes, mas também cigarros, cafés enlatados, brinquedos, bananas, entre outros itens. Em algumas máquinas, é possível, até, deixar o dinheiro de lado para pagar com o celular, por meio de um recurso batizado de "ossaifu keitai", ou celular-carteira. Nesse sistema, um chip presente no telefone funciona como cartão de débito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário