segunda-feira, 22 de março de 2010

Twitter completou 4 anos de existência no domingo passado


Em 21 de março de 2006, Jack Dorsey, um dos fundadores do serviço de microblogging, postava o primeiro tweet da história.

Não parece, mas já faz 4 anos que o Twitter está no ar. Desenvolvido por Biz Stone, Evan Williams e Jack Dorsey, o serviço de microblogging se tornou um grande sucesso.

Resultado de um brainstorm na Odeo, o intuito dos criadores era criar um serviço de broadcast de pessoas, que seriam seguidas por seus parentes e amigos, o que possibilitaria que todos se sentissem muito mais próximos uns dos outros. Mas desde então os usuários se apropriaram do serviço para uma série de usos, desde conversas entre amigos e indicações de links até fonte de notícias.

Originalmente denominado Twttr – em clara referência ao Flickr, serviço de compartilhamento de fotos – e mais tarde modificado para Twitter, a primeira mensagem enviada pela plataforma foi feita em 21 de março de 2006 por Jack Dorsey. "Apenas configurando meu twttr", dizia a micromensagem.

O Twitter se tornou realmente popular em meados de 2007, durante a South by Southwest Conference, quando a média de mensagens enviadas pelo Twitter atingiu 20 mil mensagens, lembra o site techblorge. Desde então, o serviço ganhou cada vez mais popularidade na mídia, alavancada em especial pela presença de celebridades como Ashton Kutcher e Demi Moore com perfis no serviço.

Com mais de 50 milhões de mensagens enviadas todos os dias e tendo atingido na última semana 10 bilhões de tweets, infelizmente o Twitter acabou recebendo 'de presente' mais um ataque de spam, que incentivava os usuários a clicarem em links e oferecerem seus dados de login e senha, informa o site itechreport.

Jack Dorsey, autor do memorável primeiro tweet de toda a história, agora não é mais CEO do Twitter, e faz parte agora da empresa Square, que desenvolve uma plataforma de pagamento com o uso de celulares. Ainda que não faça mais parte da empresa, a participação de Dorsey ficará para a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário